Pesquisar no blog

Concurso PMERJ: Governador informa que edital depende da chamada de 800 aprovados!

icone calendario 30 jun 2020

Segundo informações da equipe do governador Wilson Witzel, o novo concurso PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) só pode ser aberto após a convocação de 800 candidatos aprovados no certame de 2014.

Divulgação do concurso PMERJ

Foi reafirmado pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que só poderá abrir um novo concurso PMERJ para o cargo de Soldado, com a chamada dos 800 candidatos remanescentes do certame de 2014.

A equipe do governador foi questionada sobre novos concursos e se a Segurança Pública estava esquecida, foi informado que:

“Ainda não há uma previsão sobre novos concursos para a Polícia Militar. O governador só poderá abrir novos concursos após a convocação dos outros 800 candidatos do concurso de 2014, o que ocorrerá no decorrer de 2020. #EquipeWitzel”.

No dia 19 de junho, 443 candidatos aprovados no último concurso PMERJ se formaram no CFAP (Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças). Dessa seleção, cerca de 800 candidatos ainda aguardam a convocação.

Foi informado pelo secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Rogério Figueiredo, que aguarda a corporação atingir 400 vacâncias para abrir uma nova turma no Curso de Formação.

Segundo o presidente da Comissão de Servidores da Alerj, deputado Bruno Dauaire (PSC), a PMERJ tem a média de 70 saídas por mês. O que inclui aposentadorias, mortes, exonerações e desligamentos em geral.

“Até o fim de abril, havia 252 postos vagos. Como há essa média mensal, o secretário afirmou que, entre julho e agosto, deverá atingir as 400 vagas para iniciar a formação”, salientou o parlamentar.

Em função do RRF (Regime de Recuperação Fiscal), o Estado do Rio de Janeiro só pode fazer novas contratações para cargos que tenham vagado a partir do mês de setembro de 2017, data de assinatura do RRF.

Nova-PMERJ

Estão em tramitação na Alerj, projetos de lei que cobrar a convocação de todos os candidatos remanescentes do concurso PMERJ 2014. A corporação, dentro das restrições, espera abrir nova turma do CFAP no mês de agosto.

“O secretário, coronel Rogério Figueiredo, me garantiu que vai abrir uma turma para novos soldados no CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) quando a corporação atingir o número de 400 vacâncias, o que pode ocorrer em agosto”, informou Dauaire.

Em contrapartida, a equipe do governador Witzel afirmou que o retorno das aulas presenciais no Curso de Formação deve ocorrer apenas no pós-pandemia.

“Diante da pandemia do Coronavírus e das recomendações para que as pessoas evitem aglomerações, os candidatos aprovados no concurso CFSD/2014 só poderão ser convocados após o fim do isolamento social e o reinício das atividades pedagógicas da Polícia Militar. #EquipeWitzel”.

Governador promete 2 mil vagas no novo concurso PMERJ

Desde o ano passado, o governo do Estado do Rio de Janeiro, sinaliza que um novo concurso PMERJ só será aberto com a convocação de todos os candidatos aprovados em 2014. De acordo com o governador Wilson Witzel, a perspectiva é que o próximo certame tenha 2.000 vagas para o cargo de Soldado.

“Estamos nos preparando para fazer um novo concurso este ano para mais 2 mil vagas e assim recompor a Polícia Militar”, disse o governador no seu primeiro discurso oficial de 2020.

A carreira de Soldado exige ensino médio completo, idade de 18 a 35 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

No decorrer do curso de formação, as remunerações são de R$ 2.213,62. Após a formatura, o valor passa para R$ 3.452,55.

Foi ressaltado pelo governador, que a nova seleção já teve autorização do subsecretário geral da Polícia Militar, coronel Márcio Basílio. Ao ser questionada sobre o certame, a Assessoria de Imprensa da PMERJ informou que “o concurso está em fase de planejamento”.

Saiba mais sobre o Concurso PMERJ: Nova data de aplicação da prova objetiva para Soldado!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais