Pesquisar no blog

Concurso PMERJ Oficiais: Edital pode sair em 2021; banca está sendo contratada!

icone calendario 19 fev 2021

O novo concurso PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), com 32 vagas para Oficiais, deve ter edital publicado em 2021. Banca organizadora está sendo contratada!

Ainda na Segurança, o governo autorizou a realização do novo concurso PC RJ. ⇒ Confira ⇐

Edital do concurso PMERJ Oficiais

O edital do novo concurso PMERJ, com 32 vagas para o cargo de Oficial, deve ser divulgado no ano de 2021. A previsão ocorro devido ao atraso no processo de contratação da banca organizadora, a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

No começo de dezembro, o processo teve duas movimentações. Nos registros, é estabelecido pela Polícia Militar do Rio de Janeiro que a forma de contratação da instituição será através de dispensa de licitação.

Entretanto, uma série de documentos irá precisar de alterações, por conta da validade. Em outra movimentação, existem questionamentos quanto ao pagamento das taxas de inscrição.

Considerando os preparativos que ainda precisam ser concluídos, tudo indica que o edital do concurso PMERJ Oficiais deve ficar para o início de 2021.

Ao todo, serão ofertadas 32 vagas para o certame de Oficiais da Polícia Militar. O cargo tem exigência do nível superior em Direito, além de altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Apesar do projeto básico não confirmar a informação, é possível que seja necessário ter até 35 anos de idade na data de publicação do edital, conforme os requisitos da última seleção para Oficiais, realizada no ano de 2018.

Provas do concurso PMERJ Oficiais

Segundo informações do projeto básico, o concurso PMERJ Oficiais terá 05 (cinco) etapas avaliativas, sendo elas:

  • 1ª etapa: Provas Objetivas e Provas Discursivas (aos cuidados da banca organizadora);
  • 2ª etapa: Exame Antropométrico e Teste de Aptidão Física (realizados pela PMERJ);
  • 3ª etapa: Exame Psicológico (PMERJ);
  • 4ª etapa: Exame de Saúde (PMERJ);
  • 5ª etapa: Exame Social e Documental (PMERJ).

Na prova objetiva serão cobradas 80 questões, com a seguinte distribuição: Direito Administrativo (15 questões), Direito Constitucional (15 questões), Direito Penal (15 questões), Direito Processual Penal (15 questões), Direito Penal Militar (10 questões) e Direitos Humanos (10 questões).

Já a prova discursiva abordará temas de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal. A avaliação terá valor máximo de 20 pontos e será composta por 04 questões dissertativas, de até 30 linhas cada, com até 05 pontos cada.

Os exames serão realizados no mesmo dia, sendo a prova objetiva das 09 horas às 13 horas e a prova discursiva das 15 horas às 18 horas. Os candidatos aprovados irão realizar as demais etapas.

O Teste de Aptidão Física (TAF) será composto pelos seguintes exercícios: teste de flexão abdominal, teste de flexão em barra fixa (candidatos do sexo masculino), teste de isometria na barra fixa (sexo feminino) e corrida de 2.400m.

Saiba mais sobre o Concurso PMERJ Soldado: FGV publica a convocação para prova objetiva!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais