Pesquisar no blog

Concurso PMERJ Soldado: “processo está tramitando no governo”, informa secretário da corporação!

Iago Almeida

icone calendario 24 jun 2022

Atenção concurseiros! Com previsão de edital em agosto, o concurso PMERJ está tramitando no governo, segundo a corporação. Serão ofertadas 2 mil vagas para Soldado. Veja detalhes da seleção!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso PMERJ: edital tramitando e deve sair em agosto

Um novo edital para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro será publicado em agosto deste ano, segundo prazo dado pelo comando da PMERJ.

Assim, de acordo com o secretário de corporação, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, o processo para a publicação do documento “está tramitando”.

“Nosso processo está tramitando no governo do estado para que a gente possa comprovar que temos condição de contratar (praças), porque nós temos vacâncias para isso. O edital está sendo avaliado pelas partes jurídica e financeira do Estado do Rio para que a gente possa, ainda neste ano, colocar o edital na rua”, disse ele em entrevista local.

Ainda de acordo com a corporação, a previsão é que as provas possam ser aplicadas após as eleições de outubro.

Isso para que as convocações para o curso de formação sejam realizadas no próximo ano, ou seja, em 2023.

São 8 anos sem seleções para efetivos na corporação, então, serão 2 mil vagas para homens e mulheres.

“Desde o ano de 2014, o governo do Estado não abre vaga para concurso de soldado da Polícia Militar. E agora estamos abrindo o concurso para o ano de 2022 ainda. São 2 mil vagas para praças (soldados). É a gente demonstrando que o governo do Estado volta a ter capacidade de investimento na Polícia Militar, na Polícia Civil. Ou seja, na Segurança Pública”, disse o governador.

Cargos vagos aumentam na PMERJ

Enquanto um novo edital não é publicado, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro vê o número de vacâncias aumentar.

Assim, são 45 mil Policiais Militares atualmente, enquanto o previsto em lei é de cerca de 60 mil, ou seja, 15 mil a menos.

Requisitos, etapas e salários do concurso PMERJ

Ademais, vale destacar que a carreira de Soldado possui alguns requisitos importantes para inscrição. Portanto, veja quais são:

  • Idade entre 18 e 32 anos;
  • Ensino médio completo;
  • Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;
  • Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

Além disso, o salário inicial dos aprovados é no valor de R$ 3.452,55 e o regime de contratação é o estatutário, ou seja, que garante a estabilidade.

Idade máxima aumentou

Além disso, a idade máxima para ingresso na Polícia Militar do Rio de Janeiro aumentou e agora é de 32 anos.

Isso porque, recentemente, foi publicada a Lei nº 9.546, que aumentou o limite que antes era de 30 anos.

Etapas de avaliação

Vale destacar, entretanto, que os inscritos no certame serão avaliados por meio de diversas etapas de seleção. Portanto, de acordo com o último edital, são elas:

  • Exame intelectual (prova objetiva e redação);
  • Avaliação psicológica;
  • Exame antropométrico;
  • Teste de aptidão física (TAF);
  • Exame toxicológico;
  • Exame médico;
  • Investigação social e documental.

Ademais, no último concurso foram cobrados na prova objetiva: Língua Portuguesa (10 questões); História (5 questões); Geografia (5 questões); Sociologia (5 questões); Informática (5 questões); Legislação de Trânsito (5 questões); Direitos Humanos (5 questões).

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso PMERJ Soldado: FGV publica a convocação para prova objetiva!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais