Pesquisar no blog

Concurso PMERJ: Técnicas de preparação para a semana da prova!

Iago Almeida

icone calendario 21 ago 2023

Atenção, futuros heróis de farda! As provas do concurso PMERJ  acontecem no próximo dia 27 de agosto. São 2.000 vagas para Soldado. Veja técnicas para se preparar na última semana de estudos.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Quando acontecem as provas do concurso PMERJ?

Portanto, as provas objetivas do concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro   acontecerão no próximo dia 27 de agosto.

Por isso, os candidatos já podem conferir os locais de prova, no site da banca organizadora  , o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). Veja a relação de inscritos:

O documento ainda trouxe orientações para as provas. Por exemplo, a abertura dos portões será às 08h e o fechamento às 09h. Confira o documento, clicando aqui !

Como serão as provas?

Com 50 questões de múltipla escolha, a prova terá quatro alternativas cada e apenas uma resposta correta. Veja, então, as disciplinas para estudo:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Matemática Básica: 10 questões;
  • Noções de Direitos Humanos: 10 questões;
  • Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ: 10 questões;
  • Noções de Direito Penal e Processo Penal: 10 questões.

Como estudar Legislação Aplicada?

Cada questão vale dois pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver no mínimo 60% de aproveitamento do total de pontos da prova, ou seja, 30 acertos.

Como gabaritar a banca IBADE para concurso PMERJ 2023?

Como se preparar para as provas uma semana antes da aplicação?

Nos dias que antecedem a prova, é recomendável diminuir o ritmo de estudo, passando a fazer apenas revisões em seus resumos, pois não cansam o cérebro e reativam a memória.

O candidato não pode chegar na prova com a sua principal ferramental – o cérebro – cansado, não é mesmo?

Não se preocupe achando que não vai dar tempo de rever toda a matéria, pois quanto mais ansioso você ficar, mais esquecido você pode se tornar.

Faça caminhadas leves diárias de 30 a 40 minutos, ou exercícios leves, de preferência aeróbicos. São ótimos para diminui a ansiedade e o nível de estresse, e ajudará no seu sono.

Nessa época, o candidato precisa dormir muito bem, sua memória é dependente disto, bem como o descanso cerebral.

E o que estudar?

Tente rever os conteúdos, de modo mais resumido e se apegue em fazer simulados. Faça provas passadas, exercícios. Assim, você saberá onde está com mais dificuldade.

Ao descobrir o que ainda está com dificuldade, se apegue aos estudos naquele assunto. Encher muito sua cabeça com estudos novos vai atrapalhar mais do que ajudar.

Dê um foco maior nas legislações específicas que não teve tempo de olhar. Avance um pouco no conteúdo e faça uma leitura rápida em assuntos que podem cair em sua prova.

Já vi pessoas preparadas que se desesperaram na última semana e tentaram cumprir metas inalcançáveis. Não caia nesse absurdo.

Caso você estude apenas por videoaulas, prefira as que tenham teor de revisão e que estejam relacionadas ao seu concurso. 

E na véspera?

Na véspera e no dia, várias atitudes podem atrapalhar o bom rendimento do estudante, por isso, é preciso manter a calma, mesmo que a ansiedade seja a primeira a chegar.

O tão esperado dia está batendo em sua porta e você não pode perder essa oportunidade. Então, veja 5 dicas que a Nova Concursos preparou e podem te ajudar a passar na prova e ter mais estabilidade profissional. Confira e se prepare!

Demais etapas

Posteriormente, uma redação será cobrada na prova discursiva, em caráter eliminatório e classificatório, aplicada no dia 29 de outubro.

Ela, então, valerá de 0 a 100 pontos, devendo o candidato, garantir no mínimo 50 pontos para não ser eliminado. Ademais, o texto dissertativo deve ter entre 25 e 30 linhas.

Redação para banca IBADE. Estrutura e possíveis temas!

Confira abaixo, ainda, as demais etapas de seleção do concurso:

  • Preenchimento do FIC e verificação dos requisitos para inscrição no Concurso Público, de caráter eliminatório;
  • Exame Antropométrico, de caráter eliminatório;
  • Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  • Exame Psicológico, de caráter eliminatório;
  • Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
  • Exame Social e Toxicológico, de caráter eliminatório;
  • Avaliação Documental, de caráter eliminatório.

Quanto ganha um PMERJ?

São ofertadas 2.000 vagas de Soldado, sendo 200 destinadas a candidatas do sexo feminino e 1.800 oportunidades destinadas a candidatos do sexo masculino.

Além disso, haverá cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência. Os aprovados terão salários iniciais no valor de R$ 2.956,41 durante o Curso de Formação.

Então, o curso acontece durante 12 meses e após o término, o salário é de R$ 5.233,88.

O que precisa para ser um Soldado da PMERJ?

  • Ensino médio completo;
  • Idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia para o ato de inscrição no concurso (14 de junho). Considera-se aquela idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
  • Altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.

O que faz um Soldado?

O Soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro   é responsável por garantir a segurança e a integridade física e moral de todos os cidadãos (civis ou militares), bem como, realizar prisões em flagrante, busca e apreensão com mandado judicial, revistas, blitze e controle da população em situações de aglomeração pública, como passeatas, manifestações e eventos de rua de grande porte (como carnaval, micaretas e afins).

Concurso PMERJ Soldado 2023: REVISÃO ATIVA DE MATEMÁTICA

Olá, guerreiro(a)! Como estão seus estudos em redação para a PMERJ Soldado? Fique tranquilo, o professor Kaká preparou uma super aula de matemática para te ajudar. Não perca!

Pensando nisso, teremos 4 dias dedicados ao concurso, com aulas totalmente gratuitas, para você finalizar sua preparação com excelência. Veja o cronograma:

  • 21/08 – às 16h – revisão ativa de matemática (prof. Kaká)
  • 21/08 – às 20h – revisão geral de língua portugesa (profª Ariane Budke)
  • 22/08 – às 16h – revisão final direitos humanos (profª Camila Cury)
  • 22/08 – às 20h – revisando direito processual penal (profª Fernanda Fisher)
  • 23/08 – às 19h – última revisão Direito Penal (prof Leandro Arpini)
  • 23/08 – Às 20h – revisão de direito administrativo na prática (prof Franco)
  • 24/08 – às 20h – Legislação aplicada à PMERJ (prof Irineu Ruiz)
  • 25/08 – às 19h – revisão de direito penal – parte especial (prof Ivo Martins)
  • 25/08 – às 20h30 – últimas orientações de redação (profª Ariane Budke)

Saiba mais sobre o Concurso PMERJ Soldado: FGV publica a convocação para prova objetiva!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais