Pesquisar no blog

Concurso Polícia Federal: Corporação terá nova estrutura a partir de 2023? Entenda!

Iago Almeida

icone calendario 08 dez 2022

A equipe de transição do governo Lula já demonstrou que quer mexer na Polícia Federal ; haverá mudanças em 2023? Ainda, há previsão de novos concursos e também reajuste salarial!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Polícia Federal: o que será essa reestruturação?

Novos concursos  para a Polícia Federal podem surgir em 2023. Por isso, é importante saber como andam as questões da corporação.

Isso porque a equipe de transição do governo Lula tem as suas propostas e com previsão de mudanças na Polícia Federal.

A previsão, então, é que uma série de medidas serão implantadas já nos primeiros dias do governo, ainda em janeiro.

Entre as medidas está a criação de uma nova estrutura para a corporação, isso visando o combate de crimes ambientais.

Além disso, já está sendo especulado a transformação da PF em uma espécie de polícia FBI.

Assim, o foco da corporação seria o combate do crime organizado, crimes financeiros, ambientais e corrupção, dentre outras atividades da polícia judiciária da União.

Novo concurso

Portanto, já é certo que novos concursos para a Polícia Federal devem surgir em 2023; a corporação então será uma prioridade do novo governo.

Assim, a informação foi passada pelo coordenador técnico do Gabinete de Transição para o governo Lula e ex-ministro, Aloizio Mercadante.

“Quanto aos concursos, nós vamos analisar ponto por ponto. Tem agora um concurso para a Receita Federal, está aberto hoje, nessa situação que estamos descrevendo. Tem que olhar com calma para ver o que é absolutamente emergencial”, explicou ele.

Durante a campanha de governo, Lula chegou a dizer, em julho, que novos editais são mais que necessários para aumentar o efetivo da PF, principalmente para trabalhar nas fronteiras.

“Porque, primeiro, precisamos saber qual será o papel do Exército. Porque embora o Exército não tenha papel de polícia, é preciso que a gente rediscuta, pra saber qual o papel do Exército ao cuidar das nossas fronteiras. Segundo, qual o papel da Polícia Federal. Ou seja, a Polícia Federal precisa fazer concurso, precisa ter mais policiais, porque precisamos de mais gente ocupando nossas fronteiras”, disse Lula. 

Reajuste salarial

Além disso, a equipe ainda estuda um reajuste salarial para a Polícia Federal. Entretanto, a corporação sabe que tudo terá que ser penejado.

“Os servidores, que ficaram sete anos sem reajuste, não podem esperar que o governo que entra daqui a um mês possa fazer um aumento retroativo por uma perda que nós reconhecemos, porque não tem esse recurso no orçamento”, disse Aloizio Mercadante.

Posteriormente, o reajuste para o funcionalismo federal estava sendo cogitado pelo governo de Jair Bolsonaro desde 2021. Mas, por falta de orçamento em 2022, acabou descartado. 

Vale destacar que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2023, tem valor reservado para reajuste e reestruturação dos cargos.

Assim, são R$ 11,6 bilhões em reserva. O projeto foi encaminhado pelo atual Governo Federal ao Congresso e aguarda uma definição.

Sendo assim, caso seja aprovado, o reajuste poderá mesmo sair ainda no primeiro semestre de 2023.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: 734 vagas solicitadas para área administrativa!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais