Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal MG: Autorizada convocação de mais aprovados!

Iago Almeida

icone calendario 20 jul 2023

Polícia Penal MG recebeu autorização para fazer a convocação de 1.358 candidatos excedentes do último concurso público. Veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Concurso Polícia Penal MG: quando serão as convocações?

O Governo de Minas Gerais autorizou a convocação de mais candidatos aprovados no concurso para atuação no Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) .

Assim, a convocação é para a 6ª etapa – Curso de Formação Técnico-Profissional (CFTP), que ainda não tem data para ser iniciado.

Segundo a autorização, serão 1.358 excedentes convocados; o cronograma, entretanto, será divulgado em breve.

“Pra manter o Estado mais seguro, autorizei a convocação de 1.358 excedentes do concurso da Polícia Penal para a fase de Formação Técnico-Profissional. Após essa etapa, o efetivo irá somar esforços pra garantir a ordem nas unidades prisionais, totalizando 3.505 profissionais”, anunciou o governador Romeu Zema, na internet.

Vale ressaltar que duas turmas de profissionais aprovados e aptos no concurso já iniciaram o CFTP. Os novos convocados comporão a terceira turma.

Ademais, a Sejusp agora trabalha nos próximos passos da ação, para reforçar a segurança, segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.

“A notícia de reforço do quadro de efetivos de policiais penais do Estado é importante para a categoria, para o sistema prisional mineiro, mas, principalmente, para a população, que ganhará reforço na segurança”, ressaltou o secretário.

Lembrando que o concurso da Polícia Penal de Minas tem validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Como é o curso?

Realizado de forma semipresencial com turmas de 40 alunos, o curso de formação contará com 455 horas-aula presenciais e 224 horas-aula à distância, totalizando 679 horas-aula.

Para se aprovar, o candidato deverá alcançar, no mínimo, 60% de pontos na prova, além de ter o mínimo de frequência exigida durante a semana de ambientação.

Concurso Polícia Penal MG ofertou mais de 2,4 mil vagas

Posteriormente, o concurso em questão refere-se ao Edital 02/21 da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais  (Sejusp).

Foram ofertadas 2.420 vagas. Ademais, os policiais penais estão encarregados da segurança nos estabelecimentos prisionais do Brasil.

Até a criação da Polícia Penal, pela Emenda Constitucional 111, de 2022 , os servidores estiveram chamados agentes penitenciários.

Finalmente, vale recordar que o salário inicial da carreira de Agente Penitenciário/Policial Penal é de R$ 4.631,25 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Além disso, o certame não contou com exigências relacionadas à altura ou à idade. Do mesmo modo, não era necessário que o candidato possuísse CNH.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais