Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal MG: Convocação de excedentes é pauta de audiência!

Iago Almeida

icone calendario 23 mar 2023

A Polícia Penal MG (Minas Gerais ) pretende fazer a convocação de excedentes do último concurso público. Os cursos seriam ministrados já em abril e junho; veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Concurso Polícia Penal MG: quando e como serão as convocações?

Assim, a Polícia Penal de Minas Gerais pretende fazer a convocação de excedentes do último concurso público.

Segundo a corporação, a medida se deve diante da sobrecarga de trabalho dos Policiais Penais, ultimamente.

Além disso, a convocação para a área foi defendida em audiência, nesta quarta-feira (22/03), por parlamentares e representantes da categoria.

Gestores do Executivo não descartaram a possibilidade, mas disseram que essa convocação extra ainda depende de análises futuras.

Essas análises devem ser feitas por órgãos do governo, como a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Ademais, a audiência aconteceu na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião atendeu a requerimento dos deputados Doutor Jean Freire, Ricardo Campos, Leleco Pimentel e Marquinho Lemos, todos do PT, e Sargento Rodrigues (PL).

Duas turmas

Vale destacar que o Curso de Formação Técnico-Profissional (CFTP) coloca os selecionados divididos em duas turmas.

Então, a primeira deve ter início já no mês de abril, e a segunda, em junho. A previsão é de que, até setembro, eles estejam nomeados e empossados.

Essas informações foram detalhadas pelo titular da Subsecretaria de Inteligência e Atuação Integrada da Sejusp, Christian de Azevedo.

Quanto a ampliar esse número chamando excedentes para a formação, ele pontuou que a questão será examinada a tempo.

“O nosso interesse é ter os efetivos ocupando a carreira, e para isso, estudos técnicos sobre mais convocações serão pedidos à Seplag”, disse.

Concurso Polícia Penal MG ofertou mais de 2,4 mil vagas

Posteriormente, o concurso em questão refere-se ao Edital 02/21 da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).

Foram ofertadas 2.420 vagas. Ressaltando que o concurso é válido por dois anos e deve ser prorrogado por igual período.

Ademais, os policiais penais são encarregados da segurança nos estabelecimentos prisionais do Brasil.

Até a criação da Polícia Penal, pela Emenda Constitucional 111, de 2022 , eram chamados agentes penitenciários.

Número total é limitado, diz Executivo

Ana Luisa Silva Falcão, subsecretária de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia também da Sejusp, acrescentou que o curso de formação para preenchimento das vagas ofertadas já está contratado ao custo de R$ 15 milhões. 

“Qualquer movimentação a partir daí envolve outros órgãos. Vamos submeter à Seplag a situação dos excedentes, sobre uma possível nomeação”, reiterou ela.

De qualquer forma, a subsecretária frisou que o número total de policiais penais no Estado não pode ultrapassar 17.700, sejam eles efetivos ou contratados.

Como o número atual estaria em 13.788, entre efetivos e contratos temporários, isso significaria que, em tese, podem ser chamados até cerca de 4 mil concursados.

Vale destacar que já incluídos os 2.420 que farão o curso de formação a partir do próximo mês.

Déficit de pessoal já é conhecido na Polícia Penal MG

Presidente da Comissão de Segurança Pública, Sargento Rodrigues lembrou que, no ano passado, a Sejusp trouxe à ALMG a informação de que o deficit de policiais penais seria de 3.700 servidores à época.

De um lado temos excedentes que estudaram, vierem do interior ou de outros estados e querem prestar um bom serviço. De outro lado o governo do Estado, que tem um deficit já anunciado”, frisou o deputado.

Por fim, ele fez um apelo por uma solução ao reiterar que a falta de pessoal vem sobrecarregando aqueles que estão em exercício e levando ao fechamento de unidades no sistema de segurança.

Já o deputado Leleco Pimental frisou que hoje são 13.788 policiais para a custódia de 74.844 pessoas em privação de liberdade no Estado.

“Os contratos temporários são emprego para muitas famílias, mas a vaga é de vocês. Que o governo cumpra a tal eficiência que ele apregoa”, defendeu para os excedentes que lotaram o Auditório José Alencar.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais