Concurso Polícia Penal MG: Edital passa por retificação | Nova Concursos

Concurso Polícia Penal MG: Edital passa pela primeira retificação!

icone calendario 25 ago 2021

Novidades para os concurseiros que já estão se preparando para o concurso Polícia Penal MG . O edital do concurso passou por sua primeira retificação. Confira as alterações!

As mudanças feitas no edital para o concurso da Polícia Penal de Minas Gerais são sobre nível de escolaridade, horário de provas, obrigatoriedade do uso da máscara e lotação.

Concurso Polícia Penal MG: mudanças no edital

Nível de escolaridade

Anteriormente, no edital publicado na data de 18 de agosto de 2021, o que se sabia era que a exigência para concorrer à carreira de Policial Penal era o nível médio, curso profissionalizante de ensino médio ou nível superior.

Com a retificação, o requisito passou a ser apenas o nível médio, que já demonstra que pessoas com formação superior ou profissionalizante também podem concorrer às vagas.

Etapa avaliativa

Além disso, o documento trouxe informações sobre a etapa avaliativa. As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 16 de janeiro de 2022. De acordo com o edital, os portões se abrirão às 13h e serão fechados às 13h45.

Os candidatos devem permanecer, no mínimo, 2 horas dentro de sala. Ademais, só poderá levar consigo o caderno de questões aqueles que permanecerem até 30 minutos antes do encerramento do tempo limite para a realização das avaliações.

Os locais de prova e demais horários poderão ser consultados no dia 11 de janeiro, por meio do site do Instituto Selecon , banca organizadora do certame.

Cuidados relacionados à Covid-19

Ainda sobre a data de provas, o anterior edital comentava sobre a obrigatoriedade do uso da máscara facial durante todo o tempo que o candidato estivesse nas dependências do local a serem realizadas as avaliações.

Agora, com a retificação, o que se diz é que o uso será obrigatório desde que tais protocolos sanitários ainda estejam em vigência à incidência da pandemia do Covid-19.

Lotações

Por fim, a retificação também contou com informações acerca das lotações. De acordo com o documento, essa questão só será definida após a finalização do curso de formação, conforme as vagas disponíveis.

Além disso, a ordem de classificação dos candidatos também será observada, de maneira que aqueles que obtiverem melhores classificações serão os primeiros a serem convocados para as lotações.

Concurso Polícia Penal MG: vagas, cargos e remunerações

As inscrições para o concurso da Polícia Penal de Minas Gerais estarão abertas de 22 de outubro a 21 de novembro, e podem ser realizadas no site da banca organizadora do certame. A taxa de inscrição possui o valor de R$49,16.

O concurso oferece 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário). Uma parcela desse número é reservada à pessoas com deficiência. A carreira exige o nível médio completo, e o candidato deve possuir no mínimo 18 anos na data de posse.

Os candidatos não precisam se preocupar com limite de idade máxima, altura mínima e com Carteira Nacional de Habilitação (CNGH), uma vez que não são exigências para o cargo.

Aqueles que forem aprovados contarão com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, e com uma remuneração inicial no valor de R$4.631,25.

Como serão as etapas avaliativas do concurso?

Os candidatos do concurso passarão por 6 etapas avaliativas:

  • Provas objetivas e redação;
  • Provas de aptidão psicológica e psicotécnica;
  • Exames médicos;
  • Provas de condicionamento físico e testes específicos;
  • Comprovação de idoneidade e conduta ilibada;
  • Curso de formação profissional.

A prova objetiva, bem como a redação, deve acontecer no dia 16 de janeiro de 2022. Os candidatos deverão responder a 60 questões no tempo máximo de 5 horas. A avaliação contará com as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Informática Base – 5 questões;
  • Noções de Direito – 10 questões;
  • Direitos Humanos – 10 questões;
  • Legislação Especial – 20 questões;
  • Raciocínio Lógico – 5 questões.

A redação deverá conter de 20 a 30 linhas. Além disso, as provas de condicionamento físico estão previstas para serem realizadas do dia 22 de junho ao dia 8 de julho de 2022.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais