Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal MG: Novidades sobre a escolha da banca!

icone calendario 15 jun 2021

Atenção! O Instituto AOCP desistiu de organizar a etapa de Curso de Formação do concurso Polícia Penal MG , depois de inconsistências no orçamento para realização do certame.

Serão 2 processos licitatórios, para o Curso de formação e para as demais etapas do concurso. O Instituto AOCP ficaria com o curso de formação, porém disse não conseguir manter e prosseguir com o preço combinado.

“Nós consideramos na fase orçamentária a realização do curso com 40 alunos, porém caso a pandemia persista teremos que usar salas com a capacidade reduzida entre outros detalhes, podendo custar uma diferença de 4 milhões o que nos representa um risco muito grande para assumirmos” justificou a banca.

Apesar disso, diante da desistência, a banca que ofertou o segundo menor valor para organizar o curso de formação foi convocada para o envio dos documentos. A negociação deve ser feita em 24h. O nome ainda não foi revelado.

Além disso, o Instituto Selecon já apresentou a melhor proposta para realizar as etapas do concurso.

Porém, há algumas pendências nos documentos, e a instituição deu um prazo de 24h para encaminhar a proposta corrigida.

Edital concurso Polícia Penal MG

A princípio, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, afirma que o edital do concurso sairá ainda em julho, o anúncio veio através de transmissão ao vivo no domingo, anunciando a publicação do documento para o próximo mês.

Ademais, serão ofertadas 2.420 vagas para Policial Penal, sendo 1.944 vagas para homens e 476 para mulheres. O requisito para ingresso na carreira é o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos no ato de inscrição.

Além disso, o cargo tem uma jornada de trabalho de 40h semanais, com possibilidade de plantão, de acordo com a necessidade. O salário inicial para os Policiais é de R$ 4.631,25 com bonificações e possibilidade de progressão na carreira.

Há também o curso de formação, que será realizado pelos aprovados em todas as etapas do concurso. Serão 4 meses de aulas, e não mais 40 dias.

“Acabou aquilo de entrar para um cargo importante, como o da Polícia Penal, sem o mínimo de preparação”, disse Rogério Greco sobre a duração do curso.

Etapas do concurso

O secretário Rogério Greco já afirmou que o concurso público terá 5 etapas, sendo elas: Provas Objetivas e Redação, Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica, Exames Médicos, Exame de Condicionamento Físico, Investigação Social.

Além disso, o projeto básico do concurso traz algumas informações importantes e detalhes sobre as etapas.

A prova objetiva, por exemplo, terá 60 questões e será aplicada no mesmo dia, a prova de redação. As disciplinas cobradas na prova objetiva serão:

  • Língua Portuguesa;
  • Informática Base;
  • Noções de Direito;
  • Direitos Humanos;
  • Legislação Especial;
  • Raciocínio Lógico.

Já na redação, será cobrado um texto de 20 a 30 linhas.

Os exames serão realizados nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilio Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Sete Lagos.

Agora, para a prova de condicionamento físico, serão cobrados diversos exercícios físicos do candidato, sendo:

  • Flexão em barra fixa;
  • Flexão abdominal;
  • Impulsão Horizontal;
  • Flexão de braços no solo;
  • Corrida de 12 minutos.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais