Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal MG: Confira a distribuição das vagas!

icone calendario 08 jun 2021

Atenção concurseiros! O concurso público para Polícia Penal de Minas Gerais terá 1.944 vagas para homens e 476 para mulheres.

Vale ressaltar que ainda terá reserva de vagas para pessoas com deficiência, com os quantitativos também definidos por sexo.

Vagas do concurso Polícia Penal MG

O novo concurso para a Polícia Penal de Minas Gerais contará com 2.420 vagas distribuídas entre homens e mulheres. De acordo com o projeto básico da seleção, serão abertas 1.944 oportunidades para o sexo masculino e 476 para o sexo feminino.

Além disso, a seleção contará também com reserva de vagas para pessoas com deficiência, com os quantitativos também definidos por sexo. O concurso será geral, ou seja, as nomeações ocorrerão à critério da Administração Pública, podendo o candidato ser nomeado para qualquer uma das unidades prisionais do estado.

O projeto básico do certame, que funciona como um espelho para o edital, teve que ser atualizado a partir de impugnações feitas por bancas organizadoras no processo de licitação. 

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública terá dois processos licitatórios para o concurso Polícia Penal MG. Um será para escolha da banca responsável pelas primeiras etapas da seleção e outra para organizar o curso de formação dos aprovados.

Inicialmente a escolha da banca estava prevista para o dia 25 de maio. No entanto, em função de impugnações, o pregão eletrônico teve que ser adiado para junho para os ajustes no projeto básico.

O procedimento licitatório foi remarcado para quarta-feira, 9 de junho. A banca organizadora escolhida será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso, como provas objetivas e teste físico.

Como serão as etapas de provas do concurso Polícia Penal MG?

De acordo com o projeto básico os candidatos serão avaliados, primeiramente, por provas objetivas e de redação. As provas objetivas serão compostas por 60 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Informática Base – 5 questões;
  • Noções de Direito – 10 questões;
  • Direitos Humanos – 10 questões;
  • Legislação Especial – 20 questões;
  • Raciocínio Lógico – 5 questões.

Para ser classificado, o candidato deverá obter, no mínimo, 60% do total de pontos atribuídos na prova objetiva e, no mínimo, 40% em cada disciplina. Por outro lado, na redação deverá ser escrita com 20 a 30 linhas, sobre o tema a ser fornecido no momento da aplicação dos exames.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais