Pesquisar no blog

Concurso Politec MT: Governo confirma certame e edital sai este ano!

Iago Almeida

icone calendario 12 ago 2021

Boa notícia concurseiros! O Estado do Mato Grosso contará com reforços em breve, na Segurança. O governador Mauro Mendes anunciou novas seleções, inclusive o Concurso Politec MT (Perícia Oficial e Identificação Técnica). A previsão é de 229 vagas!

Concurso Politec MT: edital em breve

Em breve, concurseiros poderão se inscrever ao novo concurso da Perícia Oficial e Identificação Técnica do Mato Grosso .

O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes, que, além desta seleção, anunciou novos concursos para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Segundo o governador, a previsão é de publicação do documento até o fim de 2021, entretanto, ainda não há nenhuma data confirmada.

Vale destacar que uma emenda ao orçamento foi aprovada, o que garante recursos financeiros para a divulgação dos editais.

“Nós temos hoje uma grande necessidade que é a falta de pessoal na segurança pública do Estado. Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse o governador.

Concurso Politec MT: previsão de vagas

Segundo a previsão do governo, serão 229 vagas para preenchimento na perícia do Estado do Mato Grosso . A previsão é de janeiro e pode aumentar!

O orçamento aprovado previa um total de 9 mil vagas, quantitativo este que esta vago nas corporações, para a Segurança do estado.

Vale ressaltar que a Lei Complementar 173/2020 permite realizar concursos este ano para reposição de cargos vagos.

As vacâncias na Perícia Oficial (Politec) já somam 229 cargos vagos, sendo 46 de Médico Legista, 08 de Odontolegista, 09 de Perito Oficial criminal, 142 de Papiloscopista e 24 de Técnico de Necropsia.

Os estudos para o novo edital foram solicitados pelo governador ainda em fevereiro de 2021. O pedido foi feito ao próprio diretor-geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado, Rubens Sadao Okada.

Últimos concursos Politec MT

Publicado em 2017, o último concurso Politec MT contou com a oferta de vagas para formação de cadastro reserva nos cargos de Papiloscopista e Técnico em Necrópsia.

Os cargos exigiram nível superior completo em qualquer área e a banca organizadora foi a UFMT.

Os candidatos inscritos foram avaliados por meio de quatro etapas de seleção, sendo elas:

  • prova objetiva
  • avaliação psicológica
  • avaliação de títulos
  • investigação social

Na prova objetiva, os candidatos tiveram que responder a questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, História e Geografia de Mato Grosso e Atualidades, Legislação, Ética e Filosofia, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

Outra seleção há 7 anos

Outro concurso Politec foi publicado em 2013, para vagas de Perito. Foram 190 oportunidades, sendo 106 para Perito Oficial Criminal, 81 para Médico Legista e 03 para Oficial Odontolegista.

Neste caso, a organizadora foi a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), que avaliou os candidatos por três etapas: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório; avaliação psicológica; e investigação social.

A prova objetiva teve 100 questões divididas entre Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Noções de Direito, Noções de Gestão Pública e Legislação Básica, Noções de Informática e Raciocínio Lógico), Conhecimentos Gerais (Ética e Filosofia, História e Geografia de Mato Grosso e Atualidades) e Conhecimentos Específicos.

Saiba mais sobre o Concurso Politec MT: Edital publicado para Peritos!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais