Pesquisar no blog

Concurso PRF 2021: Confira as novidades sobre as provas!

icone calendario 09 mar 2021

O prazo para pagamento das taxas de inscrição para o concurso PRF foi encerrado na última sexta-feira (05/03). Na última segunda-feira (8), diretor executivo da PRF, José Hott, respondeu dúvidas de candidatos pelas redes sociais.

Segundo Hott, o Cebraspe indica um prazo de três dias úteis para contabilizar a demanda. Após esse prazo, que deve ser encerrado na próxima quarta-feira (10), já será possível divulgar e compartilhar o número total de participantes.

Concurso PRF: Terá provas suspensas?

Um dos temas que mais vem preocupando os concurseiros é o possível adiamento das provas. Em uma das respostas, Hott cita que isso depende de “vários fatores” e explica que eles não dependem apenas da governança da PRF.

Essa é uma decisão colegiada que depende de vários fatores, inclusive alguns que não temos governança”, afirmou Hott.

Por fim o diretor da PRF completa que vale a regra do direito administrativo: o edital publicado e válido é a regra do concurso, qualquer mudança, se houver, constará de um novo edital, alterando o cronograma.

PEC pode impactar nas contratações PRF?

Quando questionado se o texto da proposta da PEC Emergencial pode atrapalhar os excedentes, não havendo nova turma, Hott disse que, por ora, nada impede o seguimento do concurso.

Por enquanto, conhecemos o texto aprovado no Senado. É preciso aguardar o debate e deliberação na Câmara. O Texto atual não impede a turma de 2022”, completou Hott.

Concurso PRF: provas no interior

Após a definição do número de inscritos será possível traçar um plano de mobilização para a definição dos locais de prova, com possíveis localidades nas capitais e no interior.

José Hott ainda citou concursos recentes, realizados em São Paulo e Brasília , que contaram com muita organização e políticas de segurança sanitária durante a aplicação das provas.

Por fim, o diretor deixou claro que toda e qualquer decisão não será tomada somente por ele, mas por toda a equipe da PRF juntamente com a banca organizadora e ainda frisou “Até dia 28 tudo pode mudar”. Porém, os candidatos devem manter o foco na data provável.

Novidades sobre as provas do concurso PRF

A avaliação será de caráter eliminatório e classificatório, sendo uma prova objetiva e outra discursiva.

Na prova objetiva , o candidato responderá a 120 questões no estilo Cesbraspe, com alternativas para assinalar certo ou errado, onde cada questão errada anulará uma correta.

Também foram confirmadas as disciplinas cobradas na prova, com a grande novidade sendo a presença da Língua Estrangeira. Veja:

Bloco 1 – 55 itens

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico-Matemático;
  • Informática;
  • Noções de Física;
  • Ética no Serviço Público;
  • Geopolítica Brasileira;
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Bloco 2 – 30 itens

  • Legislação de Trânsito.

Bloco 3 – 35 itens

  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Legislação Especial;
  • Direitos Humanos e Cidadania.

Será aprovado na prova objetiva quem conseguir pelo menos 15 pontos no Bloco I, dez no Bloco II e dez no Bloco III, além de 50 pontos no conjunto dos três blocos da avaliação.

Sobre o concurso PRF

O concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal) está com edital publicado ofertando 1.500 vagas para Policial Rodoviário Federal, que tem a exigência de nível superior em qualquer área de formação.

As inscrições estão encerradas e as provas serão aplicadas na data provável de 28 de março de 2021. A remuneração inicial para o cargo será de R$ 9.899,88.

Saiba mais sobre o Concurso PRF: Edital com mais de 5 mil vagas? Entenda essa possibilidade!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais