Pesquisar no blog

Concurso PRF: TAF chegando… confira dicas de preparação!

icone calendario 18 jun 2021

O concurso PRF , agora, irá realizar a etapa do Teste de Aptidão Física (TAF), o famoso TAF. O teste será aplicado neste final de semana, 19 e 20 de junho.

Geralmente, os candidatos ficam nervosos nesse período e nessa etapa, pois é apenas de caráter eliminatório. Mas calma! Vamos te dar algumas dicas de como conseguir vencer esta etapa da forma mais tranquila possível.

Vale lembrar que o concurso ofereceu 1.500 oportunidades com salários de até R$ 9.899,88 com auxílio-alimentação de R$ 458,00 e 40 horas de jornada de trabalho.

Além disso, o Teste de Aptidão Física será composto por 5 exercícios físicos, sendo os seguintes testes:

  • Flexão em barra fixa;
  • Shuttle Run (ir e vir);
  • Impulsão Horizontal;
  • Flexão Abdominal;
  • Corrida de 12 minutos.

Treinar antes da prova é recomendado?

Para começar, uma de nossas dicas mais importantes para essa etapa do concurso público é sobre os treinos. É importante sim que o candidato se prepare antes do Teste de Aptidão Física, mas treinos intensificados não são recomendados.

A princípio, seus músculos devem estar recuperados e com reservas energéticas para fazer o TAF. O recomendado é na última semana, manter um ritmo sossegado, com pequenas corridas matinais e exercícios aeróbicos em que não se esforce muito. Procure descansar também!

Qual a alimentação perfeita para o TAF do concurso PRF?

Candidato, a alimentação perfeita não existe. Não adianta fazer dietas malucas, ou comer apenas besteira no dia do teste. É importante que você esteja se sentindo bem no horário da realização do TAF do concurso .

A dica aqui é não comer alimentos muito pesados, e consumir carboidratos de fácil digestão, como: frutas, tapioca e pão. Não! A feijoada não está liberada no dia do TAF!

Também é importante que o candidato esteja hidratado antes do treino, beba de 2 a 3 copos de água, e durante o exercício, beba um copo de água em intervalos de 10 a 15 minutos. Além disso é importante lembrar que o candidato faça suas refeições 2 horas antes do Teste.

O que devo levar no dia do TAF?

Para o dia, é aconselhável que o candidato leve na mochila um alimento leve, como um lanche, ou uma fruta, para repor as energias. Vale lembrar, que o TAF pode levar mais de 4 horas. Além de estar com uma garrafa de água.

Também é recomendado levar uma toalha para enxugar as mãos, máscaras de reserva e um rolo de papel higiênico. O candidato deve preparar todas essas coisas um dia antes, para não se esquecer de nada.

Outra dica importante é não consumir tudo o que levou de uma vez, coma aos poucos, para durar todo o tempo de Teste.

Qual o melhor modo de realizar a corrida?

O Teste de Aptidão Física costuma ser puxado, principalmente na corrida de 12 minutos. É importante que o candidato deixe a respiração fluir de forma natural.

Outra dica é a preferência de respirar pela boca na hora da corrida, pois tem uma melhor captação do oxigênio, e maior eliminação de gás carbônico. Além disso, não force ritmos diferentes durante o processo de corrida.

Qual máscara usar durante o TAF do concurso PRF?

Essa é uma dúvida de todos, e a utilização da máscara será obrigatória durante todo o processo. A máscara mais recomendável para a etapa é a cirúrgica descartável, pois não prejudica o desempenho.

É importante lembrar de levar mais de uma máscara para todo o tempo do Teste, como segurança do candidato.

Saiba mais sobre o Concurso PRF: Edital com mais de 5 mil vagas? Entenda essa possibilidade!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais