Pesquisar no blog

Concurso Seduc PA: TCE recomenda novo certame para efetivos!

Iago Almeida

icone calendario 10 set 2021

O Tribunal de Contas do Estado do Pará voltou a recomendar, nesta semana, um novo concurso Seduc PA (Secretaria de Educação do Pará) para contratação de efetivos. A seleção já foi recomendada outras duas vezes!

Concurso Seduc PA: certame é novamente recomendado

Um novo concurso para a contratação de efetivos na Secretaria de Educação do Pará vem sendo cobrado desde 2020.

Nesta semana, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE PA) voltou a recomendar a seleção, através de seus conselheiros.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (10). Os conselheiros recomendaram que a secretaria adote as providências para a realização do concurso para provimento de vagas em número necessário à substituição de servidores temporários.

Vale destacar que esta não é a primeira vez que o concurso foi recomentado pelo TCE, que já enviou documentos outras duas vezes pedindo a seleção.

O primeiro aconteceu ainda em 2020 quando o certame foi recomendado para cargos efetivos, sobretudo para educação indígena.

A previsão era que o edital fosse destinado para a carreira de Professor, em diversas áreas. O documento seria reposição de cargos que ficaram vagos, mediante a saída dos profissionais do quadro de servidores!

Porém, em nota divulgada no dia 27 de outubro de 2020, o governo estadual disse que não poderá realizar novas seleções até o final de 2021 para preenchimento de novos cargos, em decorrência da Lei Completar 173/2020.

“Ainda em 2019, o governador Helder Barbalho assegurou um aumento de mais de 4% aos profissionais do magistério, mas em decorrência de uma lei do Governo Federal, Município e Estado estão proibidos de conceder qualquer aumento salarial ao servidor público, bem como realizar concursos públicos para vagas novas até dezembro de 2021”, informou a nota da Seplad.

Depois, em agosto deste ano, o TCE voltou a pedir uma nova seleção, mas que também ainda não teve nenhum aval.

Ainda em 2020, foi divulgado um edital para temporários na secretaria, mas por ser contrato temporário, a validade encerrará em breve.

Na época foram ofertadas oportunidades para Professores do ensino regular nas áreas de artes, biologia, educação física, espanhol, física, filosofia, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, química, sociologia e pedagogia.

Concurso Seduc PA: cargos vagos aumentam

O que aumenta a pressão por um novo concurso na Secretaria de Educação do Pará é o alto número de vacâncias no órgão.

Atualmente, são mais de 9.460 cargos vagos para Professor Classe I (classe inicial) e também para demais formações específicas.

Saiba mais sobre o Concurso Seduc PA: Edital até janeiro de 2024. 3 mil vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais