Pesquisar no blog

Concurso Sefaz PR tem grande deficit de servidores!

Iago Almeida

icone calendario 06 abr 2021

Um novo concurso Sefaz PR (Secretaria da Fazenda do Paraná) é muito aguardado, uma vez que a falta de pessoal vem aumentando na secretaria.

Concurso Sefaz PR: vacâncias e novo certame

O assunto da falta de pessoal na secretaria foi abordado em conversa entre o secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior, o presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, e o corregedor-geral, Laércio Lopes de Araujo.

“A Secretaria da Fazenda do Paraná, a exemplo de outras no Brasil, apresenta uma deficiência enorme de pessoal. As pessoas foram envelhecendo, saindo e não foram substituídas. Há uma perda de quadros profissionais, de gente qualificada e a memória vai se perdendo”, afirmou Garcia Junior.

O secretario afirmou ainda que o concurso Sefaz Paraná é aguardado com urgência para 2022, para preenchimento de vagas na Receita Estadual e na Secretaria da Fazenda.

“(Cerca de) 45% dos profissionais, seja Auditor ou Analista fazendário, podem se aposentar. Então, nós teremos a necessidade de fazer um novo concurso. Ainda não sabemos o montante, se será para 100 pessoas, 60, 80, ou então um concurso que entrem em partes”, explicou.

Atualmente, existem 800 vacâncias na pasta, sendo mais de 700 somente para o cargo de Auditor Fiscal e as outras para o cargo de Agente Fazendário.

Entretanto, mesmo diante o cenário de deficit de servidores, o número de vagas e os cargos que serão oferecidos ainda estão em estudo, segundo a secretaria.

“Considerando as medidas de enfrentamento à Covid-19 e ao disposto na Lei Complementar 173/2020, não houve até o presente momento qualquer definição referente à realização de concurso público. Ainda não há autorização governamental para a realização de concurso, necessária para iniciar todo o processo”, disse a pasta, ainda em 2020.

Vale lembrar que, apesar de citar a LC 173/2020, o texto da lei não impede o novo concurso, pois a Lei Complementar 173/2020 permite seleções desde que as vagas oferecidas sejam para o preenchimento de cargos vagos.

Sendo assim, o próximo edital deverá contar com vagas para Auditor Fiscal e Agente Fazendário, carreiras que possuem exigência de nível superior e salários de até R$ 11.046,64.

Concurso Sefaz PR: etapas de seleção

Os concurseiros devem estar atentos às novidades do novo concurso. Uma delas é sobre a redução no número de etapas de seleção entre os candidatos, para a carreira de Auditor Fiscal da Receita Estadual.

De acordo com alterações na Lei Complementar n.° 131, de 2010, editadas em dezembro de 2020, serão apenas duas etapas no próximo concurso e não três, como era antes.

A seleção poderá contar com provas de conhecimentos e de títulos. Lembrando que, após a mudança, o curso de formação não será mais necessário.

Último concurso Sefaz PR

Publicado em 2012, o último concurso Sefaz Paraná ofertou 100 vagas para a carreira de Auditor-Fiscal.

Sob a organização da banca Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL), o concurso teve exigência de nível superior completo em qualquer área.

O concurso foi realizado há nove anos, quando o salário ainda era de R$ 11.046,64, com jornada de 40 horas semanais trabalhadas.

A avaliação dos candidatos aconteceu por meio de provas objetivas e de títulos e foram aplicadas nas cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá.

Os exames objetivos, porém, foram divididos em duas fases, sendo uma com 70 questões e outra com 90, distribuídas entre as disciplinas de:

  • Tecnologia da Informação – 50 questões, sendo 40 de Língua Portuguesa e dez de Língua Inglesa
  • Conhecimentos Gerais – 20 questões, sendo oito de Língua Portuguesa e 12 de Matemática, Estatística e Lógica
  • Direito – 40 questões abrangendo Direito Constitucional, Tributário, Administrativo, Privado, Penal e Legislação Tributária do Estado do Paraná
  • Contabilidade e Auditoria – 50 questões sobre conteúdos programáticos dessas disciplinas

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais