Pesquisar no blog

Concurso Segurança AM: Editais com 2.525 vagas em novembro!

icone calendario 26 out 2021

Atenção, concurseiros! O governo do Amazonas voltou a comentar sobre o concurso Segurança AM . Os editais podem ofertar até 2.525 vagas!

A autorização dada pelo governo amazonense indica o provimento de 2.525 vagas para a área de Segurança Pública do Amazonas. A divisão das oportunidades deve ser a seguinte:

  • Polícia Civil – 362 vagas;
  • Polícia Militar – 1.350 vagas;
  • Corpo de Bombeiros – 453 vagas;
  • Secretaria de Segurança Pública – 150 vagas; e
  • Departamento de Trânsito – 210 vagas.

A expectativa é de que os editais sejam lançados até novembro de 2021, ao menos para as corporações policiais.

Durante essa nova menção aos concursos, o governador ressaltou que a idade para o ingresso na PM AM foi alterada e subiu para 35 anos. Confira mais informações sobre o certame e sobre a PL que alterou o requisito de idade!

Concurso PM AM: Panorama geral

O concurso PM do Amazonas foi autorizado em julho pelo governador do Estado, Wilson Lima, que também confirmou o lançamento do edital até novembro de 2021.

Ainda de acordo com Lima, os editais já estão sendo finalizados.

Durante o anúncio das comissões organizadoras do certame, informações sobre vagas e cargos foram confirmadas. Veja mais detalhes:

  • 1.000 vagas para o cargo de Soldado; e
  • 350 vagas para o caro de Oficial.

Concurso PM AM: Agora a idade máxima é de 35 anos, entenda!

Um PL foi enviado à Assembleia Legislativa do Amazonas para realizar algumas adequações nos requisitos das vagas do concurso PM AM.

O Projeto de Lei (PL), que foi encaminhado à ALEAM pelo governador Wilson Lima, pediu que a idade máxima permitida para adentrar na Polícia Militar do Amazonas seja de 35 anos. A idade mínima continua sendo de 18 anos completos.

A justificativa apresentada aos deputados aponta que diversos concursos da PM já fixam a idade máxima permitida em 35 anos. Atualmente, a PM AM coloca como limite para contratação de 28 anos de idade.

Os concursos PM e Bombeiros AM são esperados desde 2018!

Os concursos da Polícia Militar e Civil do Amazonas, assim como o do Bombeiros, estão sendo esperados desde 2018.

Naquele ano, a Segurança Pública chegou a abrir vagas para 1.300 contratações, porém os editais não foram publicados por questões orçamentárias.

No caso da PM, 681 vagas seriam preenchidas e para os Bombeiros AM, 228 vagas foram autorizadas.

Já no caso da Polícia Civil, oito cargos seriam ofertados e 424 vagas seriam preenchidas, caso o edital tivesse sido oficialmente publicado.

Em 2020, o governador Wilson Lima, voltou a comentar sobre os concursos e afirmou que esperava os editais da área de Segurança Pública ainda para o primeiro semestre de 2021, o que não aconteceu. Veja o pronunciamento de Lima na cerimônia de inauguração da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção no ano passado:

Assim que o Amazonas tiver condições, vamos realizar os concursos públicos (para PM E PC AM). Trabalhamos com a possibilidade de fazer isso no ano que vem (2021), ainda no primeiro semestre, mas vai depender muito de como a economia vai se comportar e a situação fiscal do estado”.

O Amazonas passa por limitações por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que dificultou um pouco a abertura de novos concursos.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais