Pesquisar no blog

Concurso TCE RJ: Contratação da banca organizadora é autorizada!

icone calendario 23 dez 2019

O Conselho Superior do TCE RJ autoriza a formalização do contrato com o Cebraspe, o edital do concurso TCE RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro ) será publicado no início de 2020.

Autorização da contratação da banca organizadora do concurso TCE RJ

Mais um avanço foi dado para a abertura do concurso TCE RJ. No dia 18 de dezembro, o Conselho Superior do tribunal autorizou a contratação do Cebraspe, que irá organizar e aplicar as provas do certame.

A banca organizadora já havia sido definida, mas a formalização do contrato ainda dependia do aval da Administração Superior do Tribunal. Assim que o documento for assinado, o edital deverá ser divulgado em 15 dias úteis.

Sendo assim, a abertura do certame deve ocorrer já no mês de janeiro. Foi confirmado pelo TCE RJ, que a divulgação está prevista para o início do próximo ano.

“A autorização do Conselho Superior de Administração era condição para a assinatura do contrato pela Presidência do TCE RJ, o que permitiu a prática dos demais atos necessários à realização do concurso por parte da Comissão Organizadora. A publicação do edital está prevista para o início de 2020”, informou o TCE RJ.

Em nota publicada em seu site, o TCE RJ também lembra que a realização do certame visa atender à urgente necessidade de reposição de vagas de Analista de Controle Externo. Ele vai preencher os cargos vagos, o que aconteceu após adesão do Estado do Rio ao Regime de Recuperação Fiscal.

Avaliação do concurso TCE RJ

Conforme estabelecido no regulamento do concurso TCE RJ, aprovado no mês de maio de 2019, os participantes serão avaliados por meio de três etapas, sendo elas: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório e avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.

A prova objetiva será dividida em duas partes: Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos. A prova discursiva irá consistir em questões sobre as disciplinas relacionas tanto a Conhecimentos Básicos quanto a Conhecimentos Específicos, além de uma peça de natureza técnica.

No último concurso para a área de apoio do TCE RJ, realizado no ano de 2012, a prova objetiva foi composta por 100 questões, sendo 40 questões de Conhecimentos Básicos e 60 questões de Conhecimentos Específicos. A primeira parte englobava as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direito;
  • Legislação Básica aplicável ao TCE RJ;
  • Conhecimentos Básicos.

O exame foi avaliado na escala de 0 a 100 pontos. Para ser considerado aprovado, foi necessário o candidato alcançar no mínimo 20 pontos em Conhecimentos Básicos, 30 pontos em Conhecimentos Específicos e 50 pontos no conjunto das duas partes.

Saiba mais sobre o Concurso TCE RJ: Comissão formada. 40 vagas para Analista!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais