Pesquisar no blog

Concurso TCM RJ: Consta nas diretrizes orçamentárias de 2022/2025!

icone calendario 14 jan 2022

Atenção, concurseiros! O concurso TCM RJ foi incluído nas diretrizes orçamentárias de 2022 a 2025. Isso quer dizer que podemos ter novos editais em breve!

De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do dia 13 de janeiro, quinta-feira, novos editais para o Tribunal de Contas Municipal do Rio de Janeiro são planejados para os próximos anos.

Vale ressaltar que seleções para o TCM RJ eram muito esperadas em 2019 e 2020, principalmente porque o órgão noticiou que o Cebraspe continuaria contratada para organizar novos certames.

No entanto, o edital não teve continuidade após atividades serem suspensas.

Naquela época, a Comissão Organizadora já tinha, inclusive, definido as preferências para o próximo certame. Confira, portanto, mais detalhes e saiba como pode ser o novo concurso!

Concurso TCM RJ: como seriam as provas em 2020?

Como já mencionado, a banca organizadora já havia finalizado diversos trâmites para o concurso do Tribunal de Contas. Um dos processos mais importantes, que já estava decidido, dizia sobre as etapas de avaliação.

De acordo com o documento da comissão, os candidatos seriam avaliados por meio de Provas Objetivas e Discursivas no mesmo dia, porém em turnos diferentes.

Além disso, no documento também constava a estrutura das Provas, como a Objetiva, que teria, inicialmente, 100 questões. Enquanto isso, a Discursiva seria formada por até 3 questões abertas e por um estudo de caso.

Como foi o último concurso do Tribunal?

A última seleção do TCM do Rio de Janeiro aconteceu há mais de dez anos e ofertou inicialmente 18 vagas, porém acabou convocando 134 pessoas. Ou seja, mais de 100 candidatos excedentes puderam tomar posse de um cargo.

De acordo com a convocação mais recente, foram:

  • 102 aprovados na ampla concorrência, sendo que foram ofertadas 13 vagas imediatas;
  • 8 aprovados no cadastro de reserva para Pessoas com Deficiência, sendo que foi ofertada 1 vaga imediata;
  • 24 aprovados no cadastro de reserva para Negros e Pardos, sendo que foram ofertadas 4 vagas imediatas.

As vagas foram direcionadas para cargos de Engenheiros, Técnicos de Controle Externo e Analistas de Informação.

Por fim, é importante ressaltar que, assim como no último edital, no próximo os candidatos excedentes podem ser convocados. Em outras palavras, ainda que o edital saia com uma quantidade baixa de vagas, é possível que haja um elevado número de contratações a partir do novo concurso.

Saiba mais sobre o Concurso TCE RJ: Comissão formada. 40 vagas para Analista!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais