Pesquisar no blog

Concurso TCM RJ: Edital para Auditor é previsto para 2020!

icone calendario 25 out 2019

O próximo concurso TCM RJ (Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro) será realizado em 2020. Segundo informações do próprio órgão, o certame acontecerá ainda no primeiro semestre.

⇒ Confira aqui mais informações na página do concurso!

O edital deverá ofertar 28 vagas para as funções de Auditor de Controle Externo e Auditor de Controle Externo na Especialidade de Tecnologia da Informação.

Status atual do Concurso TCM RJ

O novo concurso para selecionar profissionais para atuar no TCM RJ pode ser lançado já no primeiro semestre de 2020. Visto que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano (2019) prevê a realização do certame para o preenchimento de cargos vagos.

As vagas ofertadas serão para os cargos de Auditor de Controle Externo e de Controle Externo na Especialidade de Tecnologia da Informação. Atualmente, a instituição conta com 23 e 5 cargos vagos para essa função, respectivamente, mas a quantidade exata de vagas oferecidas ainda não foi confirmada.

A comissão organizadora já foi definida, sendo composta por conselheiros e procuradores da própria instituição, como foi publicado em documento oficial, por Thiers Vianna Montebello, presidente do tribunal.

Funções e Remuneração

A função de Auditor Externo do TCM RJ será de fiscalizar contas, orçamentos, patrimônio e operações realizadas pela Administração Publica do Município do Rio de Janeiro, além de ser responsável por averiguar legalidade em processos públicos e evitar fraudes em benefícios concedidos pelo município.

A remuneração básica inicial para o cargo é de R$ 1.609,05, além das gratificações que podem fazer o salário chegar a valores acima dos R$13 mil.

Concurso e Avaliação Anterior

O último concurso realizado pelo TCM RJ aconteceu em 2010, ofertando 50 vagas para nível superior e técnico. Os cargos a serem preenchidos foram os de Engenheiro, Analista de Informação e Técnico de Controle Externo. A validade do edital era de dois anos e foi prorrogada para mais dois, convocando o total de 216 convocados.

O certame contou com provas objetivas realizadas em duas etapas

A avaliação continha 140 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre duas sessões. A primeira cobrava conteúdos de Conhecimentos Gerais relativos ao cargo, como Língua Portuguesa, Contabilidade Geral, Contabilidade Pública, Matemática Financeira e Raciocínio Lógico. A segunda, exigia Conhecimentos Específicos referentes às áreas de Direto e Auditória: Direito Financeiro, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Informática Básica, Instrumentos de Controle Externo, Ética do Servidor e Ética da Administração Pública.

Saiba mais sobre o Concurso TCM RJ: Preparativos do novo edital são retomados!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais