Pesquisar no blog

Concurso TCM-RJ: Edital pode ser publicado no primeiro semestre!

icone calendario 03 mar 2020

O concurso TCM-RJ (Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro) pode ter seu edital divulgado no primeiro semestre, previsão é que as provas ocorram até junho.

Divulgação do edital do concurso TCM-RJ

As expectativas para a realização do concurso TCM-RJ só aumentam, especialmente após a indicação do Cebraspe como banca organizadora da seleção.

Circulam especulações de que a divulgação do edital e a aplicação das provas do certame ocorram ainda no primeiro semestre de 2020, o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro irá confirmar posteriormente a informação.

Tanto a Assessoria de Imprensa, quanto integrantes da comissão organizadora do concurso, ressaltaram que estes prazos devem ser definidos e informados após a formalização da contratação da banca organizadora.

Ainda segundo a comissão organizadora, todas as informações disponíveis sobre a seleção já foram divulgadas nas notas informativas. As notas estão disponíveis no site do TCM-RJ.

A indicação do Cebraspe como possível banca organizadora, foi divulgada no mês de fevereiro, o processo segue no setor jurídico do tribunal. A assinatura do contrato entre a empresa e o tribunal, irá depender de apreciação da Administração Superior do TCM-RJ.

O concurso TCM-RJ irá ofertar 28 vagas para o cargo de Auditor. As oportunidades estão distribuídas pelas áreas de Controle Externo, sem especialidade (23 vagas) e Auditor de Controle Externo, com especialidade em Tecnologia da Informação (5 vagas).

As vagas para Auditor sem especialidade poderão ser concorridas por graduados em qualquer curso. Já as chances para TI, serão destinadas a quem tem formação específica na área.

Etapas do concurso TCM-RJ são confirmadas

De acordo com a primeira nota informativa divulgada pelo órgão, os candidatos do concurso TCM-RJ serão avaliados em duas etapas: provas objetivas e provas discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A previsão é que as avaliações sejam aplicadas no mesmo dia, porém em turnos diferentes.

A prova objetiva será composta por 100 questões, já a prova discursiva poderá ter até três perguntas e um caso prático a ser respondido na forma de manifestação técnica e dentro da norma culta da Língua Portuguesa.

O conteúdo programático das provas, irá considerar o perfil demandado pelas áreas técnicas do TCM-RJ. Além disso, serão consideradas as competências requeridas para os cargos.

Ou seja, assuntos referentes à atuação profissional do candidato e que contribuam com o exercício do controle sob ponto de vista técnico-gerencial e holístico, de maneira a ampliar as abordagens estritamente jurídico-formais.

Na prova para Auditor de Controle Externo sem especialidade, deverão ser cobrados conteúdos jurídicos e demais conhecimentos, como auditoria e controle externo. Já para o cargo de Auditor de Controle Externo, especialidade Tecnologia da Informação as questões serão sobre conteúdo específicos da área.

De acordo com indicação da comissão organizadora da seleção, poderão ocorrer alterações na estrutura até a divulgação do edital.

Saiba mais sobre o Concurso TCM RJ: Preparativos do novo edital são retomados!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais