Pesquisar no blog

Concurso TCU: FGV segue na disputa e é a mais cotada, entenda!

icone calendario 13 out 2021

As notícias sobre o concurso TCU não param! Segundo informações, o processo de escolha da banca foi reaberto e a FGV segue na disputa com outras duas bancas.

Anteriormente, o que se sabia era que a FGV havia sido escolhida para cuidar das inscrições e dos trâmites da seleção do novo concurso do Tribunal de Contas da União. No entanto, agora o processo foi reaberto, com possibilidade de que outra banca seja escolhida.

Além disso, junto com a FGV disputam o Cebraspe, que organizou o último processo seletivo do Tribunal, e o Idecan. Entretanto, a FGV ainda é a mais cotada entre as opções.

Concurso TCU: detalhes

O concurso TCU ainda não possui tantos detalhes divulgados, uma vez que seu edital ainda não foi publicado. No entanto, muitas informações já são conhecidas por conta do projeto básico do certame.

Dessa forma, sabe-se que a seleção ofertará 20 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo. Ademais, as oportunidades estão distribuídas entre 15 para ampla concorrência, 4 para pessoas negras e 1 para pessoas com deficiência (PcD).

Além disso, a remuneração inicial dos aprovados gira em torno de R$18.557,55, e os convocados deverão cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Ademais, as provas do concurso acontecerão em todas as capitais do Brasil. No entanto, o programa de formação e as lotações dos aprovados acontecerão exclusivamente no Distrito Federal.

Como serão as provas do concurso?

A nova seleção do Tribunal de Contas da União contará com duas etapas avaliativas, segundo o projeto básico: provas objetivas e discursivas e programa de formação, que contará com duração mínima de 120 horas.

Além disso, durante a prova objetiva os inscritos deverão responder a 200 questões sobre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. A prova discursiva, por sua vez, contará com 3 questões que deverão ser respondidas em até 20 linhas cada uma.

Ademais, os candidatos também deverão elaborar uma redação de natureza técnica que poderá possuir até 50 linhas.

Último concurso TCU

O último concurso TCU para Auditor foi realizado em 2015 sob a organização do Cebraspe , quando foram ofertadas 66 vagas.

Ademais, as etapas avaliativas foram as mesmas previstas para a nova seleção, de forma que os candidatos responderam a 200 questões na prova objetiva. As disciplinas cobradas na parte de Conhecimentos Gerais foram:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Raciocínio Analítico;
  • Matemática Financeira;
  • Noções de Estatística;
  • Controle Externo;
  • Direito (Constitucional, Administrativo, Civil, Processual Civil, Penal);
  • Auditoria Governamental; e
  • Análises de Informações.
Saiba mais sobre o Concurso TCU: Edital publicado com 20 vagas para Auditor!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais