No último domingo, 3 de agosto de 2025, ocorreram as provas do concurso TCU para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo, em Brasília (DF). Mais da metade dos inscritos, exatamente 51,80%, faltou à aplicação das avaliações!
O Cebraspe, organizador do concurso TCU, divulgou que estará liberando, nesta terça-feira, dia 5 de agosto, a consulta aos gabaritos preliminares da prova objetiva, assim como o padrão de resposta do exame discursivo.
Os candidatos terão até as 18 horas de quinta-feira, 7 de agosto, para interpor recursos contra as questões formuladas, os gabaritos preliminares da prova objetiva e o padrão de respostas da prova discursiva. Ficou interessado(a)? Continue comigo e confira todos os detalhes!
Índice
Concurso TCU registra abstenção de 51,80%
No concurso TCU para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo, realizado no domingo, 3 de agosto de 2025, o número de abstenção foi considerável. 51,80% dos inscritos não compareceram às provas. Esse dado foi fornecido pelo Cebraspe, banca organizadora do concurso TCU!
Com base na porcentagem de abstenção, o total de 41.393 candidatos inscritos resultou em:
- 19.952 candidatos que compareceram às provas.
- 21.441 candidatos que faltaram à aplicação das provas.
Vale ressaltar que as provas foram realizadas exclusivamente em Brasília (DF), o que pode ter influenciado o número de ausências, principalmente para os candidatos de outras regiões.
Gabarito preliminar da prova liberado!
Os gabaritos preliminares do concurso TCU serão divulgados na terça-feira, 5 de agosto de 2025, pelo Cebraspe, organizador do certame. Juntamente com os gabaritos, será disponibilizado também o padrão preliminar de resposta da prova discursiva!
A consulta aos gabaritos e ao padrão de resposta será individual e poderá ser feita no site do Cebraspe, mediante preenchimento dos dados de login, como CPF e senha. Isso garantirá acesso personalizado às informações de cada candidato.
Como interpor recursos contra o gabarito preliminar?
Se houver discordância em relação às questões, aos gabaritos preliminares ou ao padrão de resposta da prova discursiva, os candidatos poderão interpor recursos. O prazo para apresentação de recursos será entre às 10h do dia 6 de agosto e às 18h do dia 7 de agosto de 2025, e todo o procedimento será realizado no portal do Cebraspe!
Qual a nota mínima para ser aprovado no concurso TCU?
Para ser aprovado no concurso TCU, é necessário atender a critérios específicos tanto na prova objetiva quanto na discursiva. A seguir, confira as notas mínimas exigidas em cada etapa para garantir a aprovação no cargo de Técnico Federal de Controle Externo.
Prova Objetiva
No concurso TCU para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo, a prova objetiva foi composta por 120 itens, com questões do tipo “Certo” ou “Errado”, totalizando até 120 pontos. A prova foi dividida em duas áreas de conhecimento:
- Conhecimentos Básicos: 50 itens
- Conhecimentos Específicos: 70 itens
Cada resposta correta vale 1 ponto, enquanto uma resposta errada anula 1 ponto. Se o candidato marcar mais de uma opção ou deixar a questão em branco, ele receberá 0 ponto naquela questão.
Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato precisa atingir as seguintes notas mínimas:
- 10 pontos em Conhecimentos Básicos
- 21 pontos em Conhecimentos Específicos
- 36 pontos no total das duas partes da prova
Ou seja, mesmo que o candidato tenha uma boa pontuação no total de questões, ele não pode ser aprovado se não atingir as notas mínimas exigidas para cada uma das partes. A pontuação insuficiente em qualquer uma das áreas de conhecimento resultará em eliminação.
Prova Discursiva
A prova discursiva do concurso TCU para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo foi composta por:
Duas questões (uma de cada bloco):
- Cada questão com até 10 linhas
- Valendo até 10 pontos no total (5 pontos por questão)
Uma peça técnica:
- Com até 30 linhas
- Valendo até 20 pontos
Assim, a prova discursiva tem um valor total de 30 pontos.
No entanto, não todos os candidatos que fizeram a prova discursiva terão suas redações corrigidas. Apenas os 290 candidatos mais bem classificados na prova objetiva terão suas provas discursivas avaliadas. Essa correção será distribuída da seguinte forma:
- 130 candidatos da ampla concorrência
- 131 candidatos negros
- 29 pessoas com deficiência
Portanto, apenas aqueles que estiverem entre os 290 mais bem classificados poderão ser avaliados na prova discursiva, o que torna essa etapa crucial para a classificação final no concurso TCU.
O resultado final das provas objetivas, juntamente com o resultado provisório das provas discursivas, será divulgado no dia 29 de agosto!
Candidatos ao concurso TCU, a sua jornada está apenas começando! Fique atento ao nosso guia completo e atualizado, onde você poderá conferir todos os detalhes sobre as provas e os resultados importantes que estão por vir. Não perca nenhuma data crucial para o seu futuro!