Pesquisar no blog

Concurso TCU: Projeto básico revela detalhes do novo certame!

icone calendario 13 set 2021

Atenção, concurseiros! Nova informações sobre o concurso TCU foram divulgadas por meio do projeto básico do certame.

O concurso do Tribunal de Contas da União foi autorizado no início do ano e segue em fase de escolha da banca organizadora. Além disso, o projeto básico do certame foi divulgado e traz alguns detalhes sobre a seleção.

Vale destacar que entre as bancas, enviaram propostas a Fundação Getúlio Vargas, o Cebraspe e o Idecan. Aquela que for contratada ficará responsável por receber as inscrições e por cuidar da aplicação das etapas do concurso.

Concurso TCU: vagas, cargos e remunerações

De acordo com o projeto básico, o concurso contará com 20 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva, sendo 15 para ampla concorrência, 4 para pessoas negras e uma para pessoa com deficiência.

Além disso, as oportunidades serão para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo, que conta com uma remuneração no valor de R$18.557,55 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Ademais, a lotação dos candidatos aprovados ocorrerá em Brasília, no Distrito Federal, porém, a aplicação das provas ocorrerá em todas as capitais do país. O que se espera é um número de 10 mil candidatos inscritos!

Como serão as provas do concurso?

O que se prevê no documento é que os candidatos do processo seletivo passem por duas etapas avaliativas: provas objetivas e provas discursivas. Além disso, os aprovados ainda deverão realizar o Programa de Formação em Brasília.

A prova objetiva contará valerá 200 pontos, e contará com questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Por sua vez, na avaliação discursiva deverão ser respondidas três questões sobre Conhecimentos Gerais (2) e Conhecimentos Específicos (1) em até 20 linhas cada uma. Ademais, uma redação também deverá ser feita em até 50 linhas.

Além disso, o projeto básico também informa que será desclassificado da seleção o candidato que:

  • Obtiver nota inferior a 30 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Gerais;
  • Obtiver nota inferior a 30 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
  • Obtiver nota inferior a 60 pontos no conjunto das provas objetivas;
  • Obtiver nota inferior a 30 pontos no conjunto das provas discursivas.

Último concurso TCU

O último concurso TCU para a carreira de Auditor aconteceu em 2015, quando foram oferecidas 42 vagas para o cargo sob a organização do Cebraspe.

Na época, para a seleção os candidatos responderam a 200 questões na prova objetiva, sendo 100 para Conhecimentos Gerais e 100 para Conhecimentos Específicos, sobre as seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Analítico, Matemática Financeira, Noções de Estatística, Controle Externo, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal e Auditoria Governamental e Análise de Informações;
  • Auditoria Governamental (Conhecimentos Específicos): Noções de Economia do Setor Público e da Regulação, Contabilidade e Administração Financeira e Orçamentária;
  • Auditoria de Tecnologia da Informação (Conhecimentos Específicos): Gestão, Governança de TI e Engenharia de Software, Desenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura de TI, Segurança da Informação e Fiscalização de Contratos de Tecnologia da Informação.

Ademais, também foi realizada uma avaliação discursiva, que consistiu em duas questões de Conhecimentos Gerais, uma de Conhecimentos Específicos e uma peça de natureza técnica.

Saiba mais sobre o Concurso TCU: Edital publicado com 20 vagas para Auditor!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais