Pesquisar no blog

Concurso TJ ES: Preparativo para Edital é anunciado por novo presidente!

Iago Almeida

icone calendario 21 dez 2021

Atenção concurseiros! Um novo edital para o concurso TJ ES (Tribunal de Justiça do Espírito Santo) foi anunciado. Em 2022 será realizado o levantamento da necessidade de pessoal e a licitação para escolha da banca. 

Concurso TJ ES: quando sairá o novo edital?

Provavelmente no primeiro semestre de 2022! Este ´o prazo para que um novo edital seja publicado para o concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo .

Isso porque o edital voltou a ser confirmado na última semana, agora pelo novo presidente do tribunal, o desembargador Fábio Clem de Oliveira.

Assim, ele assumiu a presidência no dia 16 de dezembro e durante a posse mostrou a intenção de realizar o próximo concurso o mais rápido possível para reposição de servidores.

Fábio ficará a frente do tribunal entre 2022 e 2023, no próximo biênio. Sendo assim, no próximo ano deverá ser realizado o levantamento da necessidade de pessoal e a licitação para escolha da banca organizadora.

“O ano que vem nós não temos a possibilidade de fazer o concurso, mas nós temos a possibilidade de plantar a necessidade desse concurso, licitar uma empresa para fazer e, quem sabe, até o final do ano a gente possa fazer?”, disse o presidente.

Fábio Clem ainda citou o número de 362 profissionais que estão em abono permanência, ou seja, quase prontos para a aposentadoria.

Sendo assim, ele frisou durante seu discurso que sabe da importância de repor os setores, tanto de juízes, quanto de servidores da área de apoio.

“Temos consciência do déficit no quadro de servidores com o qual o Poder Executivo também convive”, apontou. 

“A categoria com mais déficit é o primeiro grau de jurisdição, são os funcionários dos fóruns. As atenções serão voltadas principalmente para preencher cargos no primeiro grau de jurisdição”, completou ele.

Concurso TJ ES: cargos vagos vêm aumentando

Além dos servidores que estão caminhando para a aposentadoria, o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo acumula diversas vacâncias.

Ainda em 2020, o então presidente desembargador Ronaldo Gonçalves, agradeceu o empenho dos profissionais que atuam em quadro reduzido de pessoal e chegou a falar sobre a necessidade de reposições.

“Fica aqui o nosso agradecimento a todo o corpo de funcionários do nosso Tribunal de Justiça. Todos, em uníssono, estão cumprindo sua missão, principalmente no momento atual onde temos poucos juízes e poucos funcionários. É um momento difícil para nós, mas iremos ultrapassar”, disse ele.

Portanto, em dezembro de 2019 eram 660 cargos vagos na área de apoio, sendo 598 de Analistas Judiciários, 16 de Analistas Judiciários Especiais e 46 de Técnicos Judiciários.

Lembrando que para Analista é exigido nível superior, enquanto para Técnico a exigência é de nível médio.

Sendo assim, atualmente o número pode ser bem maior que 660 vacâncias, uma vez que dois anos já se passaram desde o último apontamento.

Último concurso TJ ES

Há 11 anos acontecia o último concurso do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, em 2010.

Assim, foram ofertadas 455 vagas para a área de apoio, nos cargos de Analista Judiciário, de níveis médio e superior.

Ademais, o Cebraspe (na época, Cespe/UnB) foi o organizador da seleção e aplicou provas objetivas de Conhecimentos Básicos e de Conhecimentos Específicos, com 70 questões ao todo.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais