Pesquisar no blog

Concurso TJ MT: Órgão dá início aos preparativos para novo edital!

Iago Almeida

icone calendario 03 fev 2023

Um novo concurso TJ MT (Tribunal de Justiça do Mato Grosso) para servidores pode ser realizado em breve. Os preparativos foram iniciados e a validade do último edital terminou!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Concurso TJ MT: quando sai o edital?

Ainda não há essa informação, mas ao que tudo indica, um novo concurso para o Tribunal de Justiça do Mato Grosso será publicado em 2023.

Isso porque a validade do último certame, realizado em 2015, terminou e um processo de remoção interna será iniciado pelo órgão.

O comunicado, então, foi feito em ofício, pela presidente do órgão, desembargadora Clarice Claudino. Por isso, ela informou que foi iniciada a:

“viabilidade de realização de processo seletivo de remoção de servidoras e servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, como etapa preparatória à realização de novo concurso”.

Geralmente, os órgãos abrem um processo de remoção para ofertar as vagas disponíveis primeiro para os atuais servidores.

Assim, após isso é aberto o concurso externo com as oportunidades restante em ampla concorrência e com reservas também.

Anteriormente, em junho de 2022, a então presidente do órgão, Maria Helena Gargaglione, havia indicado que uma seleção estava perto.

“Sim… o mais breve possível”, escreveu ela, respondendo um comentário nas redes sociais.

Vale destacar que o último concurso para o Tribunal de Justiça do Mato Grosso foi realizado em 2015, ou seja, há 8 anos.

Na época, o edital contou com vagas para Técnico, Analista, Distribuidor, Contador e Partidor, que exigiam níveis médio e superior, dependendo do cargo. 

Assim, a seleção foi organizada pela Universidade Federal do Mato Grosso e contou com oferta de 168 vagas.

Quais cargos atingidos?

De acordo com o documento, o processo de remoção deve abranger os seguintes cargos:

  • Agente de infância e juventude;
  • Analista judiciário;
  • Distribuidor;
  • Contador e partidor;
  • Oficial de justiça; e
  • Técnico judiciário.

Por isso, é possível que os cargos descritos acima também sejam ofertados no concurso externo.

Recentemente, um relatório foi apresentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), determinando que o quadro de servidores passasse por uma readequação. 

O conselho, então, afirmou que os cargos comissionados do tribunal, atualmente, são ocupados por profissionais que não são de carreira, o que vai contra a Constituição Federal.

Não foi estabelecido um prazo, mas o conselho indicou que a readequação aconteça nos próximos meses, considerando a urgência.

Por isso é que as expectativas para um novo concurso só estão aumentando. Sendo assim, se atente às informações que forem surgindo!

Saiba mais sobre o Concurso TJMT tem banca definida e edital iminente!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais