Pesquisar no blog

Concurso Transpetro 2023: Com banca definida, editais são anunciados para setembro!

Iago Almeida

icone calendario 25 jul 2023

Atenção, concurseiros! Um novo edital para o concurso Transpetro  está sendo preparado e acaba de ser anunciado para setembro. A banca está definida; saiba detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Transpetro: quando saem os editais?

CONFIRMADO! Os editais do concurso  Transpetro está sendo preparado para este ano de 2023 e a previsão é que seja lançado em setembro.

Assim, o concurso terá como diferenciais a regionalização e o apoio à diversidade e trará vagas de níveis técnico e superior, com lotação nos quadros de Terra e Mar.

Ademais, as informações estão confirmadas através do gerente executivo de Recursos Humanos da Transpetro, Alexandre Jatczak. E aconteceu neste dia 24 de julho!

“Nosso objetivo no processo para o quadro de terra é atender à necessidade de efetivo por região, abrindo a possibilidade de cada candidato escolher a área de atuação, de acordo com sua formação profissional e o estado onde prestará serviço. Isso garante maior assertividade para cada vaga”, disse ele.

Além disso, o gerente confirmou que no quadro de vagas do mar, para embarque e desembarque determinados pela companhia, os tripulantes poderão optar pelo porto base na cidade mais próxima da sua residência.

“Ainda segundo o gerente, no quadro de mar, para embarque e desembarque determinados pela companhia, os tripulantes poderão optar pelo porto base na cidade mais próxima da sua residência,

“Ficando a companhia responsável pelas despesas no percurso entre a cidade de referência e o navio”, afirmou ele.

A Petrobras Transporte S.A – Transpetro é uma empresa brasileira de transporte e logística para clientes na indústria de óleo, gás e biocombustíveis do Brasil.

Previsão de vagas?

Não, ainda nenhuma previsão! Mas, já está confirmada a informação de que o certame terá ampliação na reserva para cotas, para aumentar a inclusão.

Sendo assim, para o quadro de Terra, 10% das vagas serão destinadas à Pessoas com Deficiência (PcDs), além de 20% das vagas para pessoas pretas e pardas.

Quem adiantou essa informação foi a gerente setorial de Dimensionamento e Provimento da Transpetro, Daiana Mello Pereira.

“Somos uma empresa cada vez mais inclusiva. Incentivamos a participação de mulheres, pessoas não brancas, LGBTQIA+ e PcDs no processo seletivo. Nossa política de Recursos Humanos, pacote remuneratório e benefícios posicionam a Transpetro como uma empresa de referência no mercado de trabalho nacional, despertando o interesse de diversos profissionais”, citou ela.

Lembrando que os últimos concursos para o quadro de Mar e de Terra da Transpetro ocorreram, respectivamente, em 2017 e 2018. Por isso, um novo concurso é muito aguardado!

Banca está definida

Os trâmites para a seleção, entretanto, estão caminhando. A banca organizadora, por exemplo, já está definida e será a Fundação Cesgranrio.

A banca, aliás, também ficou à frente do último concurso realizado em 2018. A empresa, então, costuma montar questões simples. Mas, isso não significa mais fáceis. Veja as características da banca:

  • as questões são de múltipla escolha com cinco alternativas;
  • os enunciados são muito diretos e claros;
  • não tem por hábito utilizar apoio de imagens, tabelas ou gráficos;
  • não aborda temas subjetivos. 

Serão seis editais?

Segundo informações de fontes internas, a empresa pretende divulgar seis editais nos próximos meses; entretanto, a informação não foi oficializada.

Salários e benefícios

As remunerações são nos valores de R$ 3.745,32 até R$ 10.726,45. Esse valor é referente ao salário base e os acréscimos feitos pela Transpetro a todos os seus funcionários.

Além disso, há ainda diversos benefícios dados pela empresa. Assim, veja quais são:

  • auxílio-creche ou auxílio-acompanhante;
  • auxílio-ensino para filhos;
  • assistência multidisciplinar de saúde;
  • benefício-farmácia;
  • plano opcional de previdência complementar;
  • programa de assistência especial destinados aos portadores de deficiência e remuneração variável.  

Como foi o último concurso Transpetro?

Sendo assim, o último concurso  Transpetro foi publicado em 2018, e como dito anteriormente, organizado pela banca Fundação Cesgranrio.

Foram ofertadas 1.806 vagas, sendo 156 imediatas e 1.650 para cadastro de reserva. Os cargos foram para nível médio/técnico e superior.

Assim, a maior oferta de vagas foi para o cargo de Técnico de Administração e Controle Júnior, de nível médio, que contemplou 150 vagas.

Ademais, a maior parte das oportunidades esteve destinada ao estado do Rio de Janeiro, onde a Transpetro tem sua sede.

Além disso, houve vagas disponíveis em São Paulo, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Como foi a prova?

Por meio de provas objetivas, os candidatos passaram por questões de múltipla escolha e apenas uma alternativa era a correta. Confira as disciplinas:

  • Nível Médio
    • 60 questões
    • 20 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Matemática)
    • 40 de Conhecimentos Específicos
  • Nível Superior
    • 60 questões
    • 20 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Língua Inglesa)
    • 40 de Conhecimentos Específicos.

Por outro lado, os inscritos para o cargo de Advogado Júnior, também passaram por uma Prova Discursiva. Ela teve duas questões e cada uma valia 10 pontos!

Saiba mais sobre o Concurso Transpetro: Edital publicado com 207 vagas; mais cadastro reserva!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais