Pesquisar no blog

Concurso Transpetro 2023: Presidente da autarquia confirma estudos para um novo edital!

Iago Almeida

icone calendario 05 maio 2023

Atenção, concurseiros! Um novo edital para o concurso Transpetro está sendo preparado e pode ser lançado a qualquer momento. O presidente da autarquia confirmou a informação nesta semana; veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Concurso Transpetro: quando sai o edital?

Ao que tudo indica, um novo edital para a Transpetro está sendo preparado para este ano de 2023. Ademais, o edital está na fase de estudos.

Assim, o anúncio foi feito pelo presidente da Petrobras Transporte, Sérgio Bacci, na última quarta-feira, dia 4 de maio.

Portanto, de acordo com ele, a contratação de novos funcionários se faz necessária para atender ao crescimento do trabalho da empresa.

“Eu determinei que se comecem a trabalhar levantamentos para que a gente possa retomar concursos públicos na Transpetro. Por que que eu decidi isso? Porque nós vamos virar a chave da história. A Transpetro não será privatizada. Repito: a Transpetro não será privatizada! Nós vamos ampliar os serviços, contratar navios e buscar outros clientes para tentar atender. Então, nós vamos ampliar a capacidade da Transpetro e, para isso, vamos precisar de mais pessoas colaborando com a gente aqui. Então, espero que ainda este ano a gente consiga elaborar os editais para concurso público”, disse Sérgio Bacci, em entrevista coletiva.

Além disso, o edital não deve demorar, uma vez que a banca organizadora já foi confirmada, sendo a Fundação Cesgranrio a escolhida.

Também não há ainda informações divulgadas sobre cargos e número de vagas que serão ofertados, nem os prazos para o edital.

“Até o momento, não há previsão de abertura de processos seletivos. Estes, quando ocorrem, são amplamente divulgados, sendo os editais disponibilizados também na página da Transpetro”, informou a Assessoria de Imprensa.

De qualquer forma, quem pretende participar do concurso deve ficar atento e já começar a se preparar, uma vez que as seleções são bastante disputadas.

Serão seis editais?

Segundo informações de fontes internas, a empresa pretende divulgar seis editais nos próximos meses; entretanto, a informação não foi oficializada.

Ademais, é bem provável que as oportunidades sejam para os níveis médio, médio/técnico e superior, abrangendo as áreas operacional e administrativa.

Como foi o último edital para a empresa?

Sendo assim, o último edital foi publicado em 2018, sendo organizado também pela banca Fundação Cesgranrio. Veja detalhes !

As remunerações são nos valores de R$ 3.745,32 até R$ 10.726,45. Ao salário base, os funcionários ainda recebem acréscimos/benefícios, oferecidos pela empresa, como plano de saúde e odontológico, auxilio farmácia, alimentação e etc.

Divisão dos cargos

Foram ofertadas 1.806 vagas, sendo 156 imediatas e 1.650 para cadastro de reserva. Os cargos foram para nível médio/técnico e superior.

Assim, a maior oferta de vagas foi para o cargo de Técnico de Administração e Controle Júnior, de nível médio, que contemplou 150 vagas. 

  • Nível Médio/Técnico
    • Técnico(a) Ambiental Júnior, Técnico(a) de Administração e Controle Júnior, Técnico(a) de Faixa de Dutos Júnior, Técnico(a) de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Técnico(a) de Manutenção Júnior – Automação, Técnico(a) de Manutenção Júnior – Elétrica , Técnico(a) de Manutenção Júnior – Mecânica , Técnico(a) de Operação Júnior, Técnico(a) de Suprimento de Bens e Serviços Júnior.
  • Nível Superior
    • Administrador(a) Júnior, Advogado(a) Júnior, Analista de Comercialização e Logística Júnior – Comércio e suprimento, Analista de Comercialização e Logística Júnior – Transporte Marítimo, Analista de Sistemas Júnior – Infraestrutura, Analista de Sistemas Júnior – Processos de Negócio, Analista de Sistemas Júnior – SAP, Analista de Sistemas Júnior – SAP, Contador(a) Júnior, Economista Júnior, Enfermeiro(a) do Trabalho Júnior, Engenheiro(a) Júnior – Automação, Engenheiro(a) Júnior – Civil, Engenheiro(a) Júnior – Elétrica, Engenheiro(a) Júnior – Geotécnica, Engenheiro(a) Júnior – Mecânica, Engenheiro(a) Júnior – Naval, Engenheiro(a) Júnior – Processamento (Químico), Engenheiro(a) Júnior – Produção, Engenheiro(a) Júnior – Telecomunicações, Médico(a) do Trabalho Júnior, Profissional de Comunicação Júnior – Jornalismo, Profissional de Meio Ambiente Júnior.

Ademais, a maior parte dos aprovados tiveram contrato no estado do Rio de Janeiro, onde a Transpetro tem sua sede.

Além disso, houve vagas disponíveis em São Paulo, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Como foi a prova?

Por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos foram avaliados no dia 15 abril de 2018.

Vale destacar que as avaliações contaram com questões de múltipla escolha e apenas uma alternativa era a correta. Confira as disciplinas:

  • Nível Médio
    • 60 questões
    • 20 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Matemática)
    • 40 de Conhecimentos Específicos
  • Nível Superior
    • 60 questões
    • 20 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Língua Inglesa)
    • 40 de Conhecimentos Específicos.

Por outro lado, os inscritos para o cargo de Advogado Júnior, também foram avaliados através de Prova Discursiva. Ela teve duas questões e cada uma valia 10 pontos!

Sobre a Transpetro

A Transpetro é uma empresa brasileira de atuação global, que opera de forma integrada terminais, oleodutos e gasodutos, além do transporte marítimo e terrestre, gerando valor para a acionista e demais stakeholders.

Movimentam a energia que contribui para a sociedade realizar o seu potencial. Por meio de sua capacidade técnica única em logística e transporte, realizam o armazenamento e a movimentação de petróleo e seus derivados, gás natural e biocombustíveis, incluindo as atividades de importação e exportação. 

A companhia, criada em 1998, está hoje estruturada em duas áreas de negócios: Dutos e Terminais e Transporte Marítimo.

No exterior, atuam por intermédio da Transpetro International BV (TI BV). Com instalações em 17 das 27 unidades federativas, estão presentes em todas as regiões do Brasil, no interior e na costa.

Saiba mais sobre o Concurso Transpetro: Edital publicado com 207 vagas; mais cadastro reserva!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais