Pesquisar no blog

Concurso TRE MG: Tribunal poderá participar de edital unificado, informa Sindicato!

Iago Almeida

icone calendario 01 jun 2022

Atenção concurseiros! Um novo concurso TRE MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) deverá ser publicado muito em breve. Tribunal agora tem autorização para participar de edital unificado. Entenda!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso TRE MG: novo concurso em 2022 ou 2023?

Um novo concurso para o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais será realizado em breve!

E, segundo o TRE MG, em comunicado enviado ao Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal de Minas Gerais, a expectativa é que o concurso aconteça até 2023.

Vale lembrar que o Tribunal Superior Eleitoral sinalizou, anteriormente, positivamente sobre a realização de um concurso unificado.

Portanto, ficaria com apenas um edital, de forma centralizada e a cargo do órgão decisões como escolha de banca organizadora para “processo seletivo de abrangência nacional”.

Ademais, o tribunal já possui autorização para o preenchimento de 11 cargos de nível médio e de 9 cargos de nível superior.

Além disso, atualmente, o Tribunal conta com 72 cargos vagos em Minas Gerais, o que aumenta a pressão por uma nova seleção em breve!

Último concurso Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

Publicado em 2014, o último concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais foi organizado pela banca Consuplan.

Assim, ao todo, o edital ofertou 19 vagas e a formação de um Cadastro de Reserva.

Portanto, foram oportunidades para diferentes especialidades do cargo de Técnico Judiciário. Assim, as vagas foram segmentadas da seguinte forma:

  • Técnico Judiciário
    • Administrativo: 16 vagas
    • Contabilidade: 1 vaga
    • Edificações: 2 vagas
    • Programação de Sistemas: CR

Ademais, vale destacar que todas as especialidades exigiram nível médio de escolaridade para inscrição no certame.

Entretanto, há uma exceção: o cargo de Técnico Judiciário Administrativo, que em todas as especialidades foi exigido curso técnico completo na especialidade determinada.

Por fim, os candidatos foram avaliados por meio da realização de provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos.

Além de prova discursiva, composta por duas questões, e que foram reveladas aos inscritos no momento da aplicação.

Conheça o TRE MG

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais tem a sua sede administrativa em Belo Horizonte, capital do estado.

Assim, fica na Avenida Prudente de Morais, 100, Bairro Cidade Jardim, onde são realizadas as sessões plenárias e funciona o serviço de protocolo.

A Justiça Eleitoral mineira possui 304 zonas eleitorais, sendo 18 na capital. Confira os endereços dos cartórios e centrais de atendimento ao eleitor .

Principais atribuições:

  • Planejamento e coordenação do processo eleitoral em âmbito estadual e municipal;
  • Julgamento de recursos interpostos das decisões dos Juízes e Juntas Eleitorais do Estado, bem como os processos originários e administrativos do próprio Tribunal;
  • Registro de candidatos aos cargos de Governador, Senador, Deputado Estadual e Federal, assim como a análise das contas por eles prestadas ao fim das campanhas;
  • Análise das prestações de contas anuais dos órgãos regionais dos partidos políticos; 
  • Anotação e cancelamento dos diretórios estaduais e municipais dos partidos políticos;
  • Designação dos Juízes titulares das 304 Zonas Eleitorais do Estado de Minas Gerais;
  • Gerenciamento do cadastro de eleitores mineiros.

assinatura completa

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais