Pesquisar no blog

Concurso UFRJ: MPF move ação por infração no sistema de cotas!

icone calendario 16 ago 2019

O Ministério Público Federal moveu uma ação contra o concurso UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro ) por não ter reserva de vagas para cotas.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Ação contra o concurso UFJF

O MPF (Ministério Público Federal) moveu uma Ação Civil Pública com pedido de liminar contra a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo o órgão, o concurso UFRJ desrespeitou a lei de sistema de cotas.

Isso porque o edital 255/2019 para Técnico-Administrativos traz o mesmo cargo dividido em três códigos. A diferença está apenas na área de atuação, os pré-requisitos e localidade para lotação são os mesmos.

A irregularidade está presente nos cargos de Biólogo, Químico e Técnico de Tecnologia da Informação. Por estarem desmembrados em vários códigos, com uma vaga cada, os cargos não atingiram o número mínimo para que a reserva para cotas se tornasse obrigatória.

De acordo com a Lei 12.990/14, devem ser reservados aos candidatos negros 20% das vagas ofertadas nos concursos para provimento de cargos efetivos no âmbito da administração pública direta e indireta.

No ano de 2017, o Superior Tribunal Federal julgou uma ação declaratória de constitucionalidade e afirmou que os concursos não podem fracionar as vagas de acordo com a especialização exigida para burlar a política de ação afirmativa, que só se aplica em concursos com mais de duas vagas.

Para os procuradores regionais dos Direitos do Cidadão, Ana Padilha de Oliveira, Renato Machado e Sérgio Suiama, que assinam a ação, a divisão por especialidades serviu de estratégia para afastar a incidência que exige reserva apenas quando houver três ou mais vagas no edital. Dessa maneira, é evidente a ilegalidade e a violação à lei do sistema de cotas.

» Prepare-se para o concurso UFRJ + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso UFRJ 2024: Edital publicado para professor. 289 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais