Concursos 2018

icone calendario 01 nov 2017

Excelente notícia aos concurseiros de todo o país! No dia 30 de outubro de 2017 o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, anunciou que o governo federal voltará a realizar concursos públicos em 2018.

Os certames estavam suspensos desde 2016, em razão da grave crise financeira. Segundo o ministro, a abertura de vagas, porém, será limitada ao número de servidores que deixarem os cargos.

Aposentadorias

Um dos principais motivos para a realização de novas seleções é a previsão de aposentadorias. Dados do Planejamento mostram que 40% dos servidores se aposentarão até 2027, o que equivale a 216 mil cargos vagos.

Previsão orçamentária para 2018

O novo orçamento do governo federal para 2018 prevê a quantia de R$ 600 milhões voltados para os concursos e novas contratações.

Todos os anos o governo federal encaminha a proposta orçamentária para o ano seguinte até o final de agosto.

Em 2017, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2018, foi encaminhado para o Congresso Nacional no dia 26 de outubro.

O documento será analisado pelo Legislativo, que deverá propor alterações e votar o texto até o dia 22 de dezembro de 2017.

Antes de ser votado pelo Plenário, a proposição vai passar pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

Somente após a aprovação é que irá para a sanção presidencial. Depois de sancionado, é que as vagas poderão começar a serem preenchidas no decorrer do próximo ano.

Concursos previstos no projeto LOA 2018

Das vagas previstas, 6.564 são para criação e 4.404 para provimento em vários cargos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Entre eles, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União e muitos outros.

Confira alguns concursos previstos no anexo V, que trata do provimento, admissão e contratação. Aproveite para escolher sua vaga e dar início aos estudos!

Legislativo

– Câmara dos Deputados (previstas 89 vagas);

– Senado Federal (previstas 70 vagas);

– TCU – Tribunal de Contas da União (previstas 10 vagas).

Poder Judiciário

Na área de tribunais, a previsão é de 5.057 vagas e também de contratação de 976 servidores.

– Supremo Tribunal Federal (STF) – 53 vagas;

– Superior Tribunal de Justiça (STJ) – 50 vagas e criação de 670 novas oportunidades;

– Justiça Federal (TRFs) – 316 vagas e criação de 3.111 novas oportunidades;

– Justiça Militar da União (STM) – 40 vagas e criação de 740 novas oportunidades;

– Justiça do Trabalho (TRTs e TST) – 480 vagas e criação de 507 novas oportunidades;

– Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) – 29 vagas;

– Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – 8 vagas.

MPU

– Ministério Público Federal – 7 vagas;

– Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – 6 vagas;

– Ministério Público do Trabalho – 12 vagas.

As oportunidades acima citadas são apenas alguns exemplos do que ainda está por vir.

Lembrando que, caso sejam autorizados, os certames podem acontecer muito em breve, com o determinado provimento escalonado em anos seguintes (2018 e 2019), casos por exemplo do Ministério do Meio Ambiente e suas autarquias (Ibama, ICMBio) e Ministério do Trabalho, com chances para Auditor-Fiscal, Agente Administrativo e diversos outros cargos.

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais