Concursos Piauí: Secretário confirma edital em maio e provas em agosto!

Iago Almeida

icone calendario 09 maio 2024

Segundo o secretário de Planejamento do estado, Washington Bonfim, o edital dos concursos Piauí devem sair ainda neste mês de maio, com 110 vagas imediatas!

Além disso, um cadastro de reserva poderá ser formado com até três vezes a oferta inicial. Ficou interessado? Venha comigo nesta matéria!

Quando sai o edital dos concursos Piauí?

É o que os concurseiros querem saber! E o edital dos concursos PI deve sair ainda em maio de 2024, segundo nova previsão lançada pelo setor.

A informação, então esteve confirmada pelo secretário de Planejamento, Washington Bonfim, nesta semana. Fiquem atentos, concurseiros.

Ademais, a oferta será de 110 oportunidades imediatas para as secretárias de Administração (Sead), Planejamento (Seplan) e PiauíPrev. Veja:

Secretaria de Administração – Sead

  • Analista governamental – especialidade:
    • Gestão pública – 20 vagas;
    • Tecnologia da informação – 15 vagas; e
    • Especialidade infraestrutura – 10 vagas.

Secretaria de Estado do Planejamento- Seplan

  • Analista governamental – especialidade
    • Planejamento e orçamento – 25 vagas;
    • Tecnologia da informação – 10 vagas; e
    • Infraestrutura – 10 vagas.

Fundação Piauí Previdência – PiauíPrev

  • Analista previdenciário – 20 vagas.

Além disso, haverá a formação de um cadastro de reserva, que poderá contar com até três vezes a oferta inicial, ou seja, até 3330 oportunidades.

Requisitos e salários

Sendo assim, para ingressar nas carreiras, o candidato deverá possuir o nível superior completo como escolaridade, além de requisitos básicos.

Posteriormente, o contratado receberá um salário inicial de R$11.549,35. As seleções ficarão sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC).

De acordo com ele, a expectativa é que o reajuste aconteça de forma gradual e em maio de 2024, haja um acréscimo de R$ 5,35%, além de 2.000 promoções e progressões de carreira dos servidores em atividade.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Quais as etapas dos concursos Piauí?

Assim, o projeto básico das seleções esteve divulgado anteriormente e confirmou que os candidatos inscritos serão avaliados por meio das seguintes etapas:

  • provas objetivas (Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos) e provas discursivas (estudo de caso), ambas de caráter classificatório e eliminatório;
  • avaliação de títulos; e
  • curso de formação para os cargos de analista governamental.

Ainda não há detalhes sobre as disciplinas que deverão ser exigidas dos candidatos. Tudo estará confirmado no edital. A prova deve ser aplicada em agosto.

Qual o perfil da banca FCC?

FCC  (Fundação Carlos Chagas) é conhecida por entregar uma dificuldade média em suas provas, com literalidade nas perguntas, enunciados curtos, poucas pegadinhas e poucas questões interdisciplinares.

As questões são de múltipla escolha, distribuídas em cinco alternativas, contendo apenas uma única resposta correta ou errada.

Porém, vale se atentar as disciplinas de jurisprudência, que exigem tanto literalidade da lei quanto sua aplicação em casos práticos. Por isso, costumam desequilibrar até candidatos bem preparados.

Outro ponto para ficar de olho é o tempo de prova. A administração do tempo é um elemento de muita dificuldade na FCC, por isso, é importante escolher quais questões resolver primeiro.

Por fim, pratique bastante! A banca costuma manter um padrão, logo, a resolução das últimas questões vão te ajudar muito a entender o perfil da FCC.

Quer saber de mais editais de concursos previstos no estado do Piauí? Clique e confira!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais