Concursos PM e Bombeiros PB: Banca definida. 1.100 vagas para Soldado!

Iago Almeida

icone calendario 10 jul 2023

Com 1.100 vagas para Soldados, concursos PM PB e Bombeiros PB serão organizados pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação. Veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concursos PM e Bombeiros PB: banca definida; e o edital?

Novos editais para os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba devem sair em breve.

Isso porque os trâmites seguem avançando; a banca organizadora está definida, sendo o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) o escolhido.

Assim, o próximo passo será a formalização do contrato entre as partes, assinatura e publicação do extrato no Diário Oficial.

Após essas etapas é que o edital ficará iminente e poderá ser publicado em breve. A previsão aponta para o edital neste segundo semestre.

Perfil da banca

Sendo assim, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação tem tomado destaque nos últimos tempos no universo dos concursos públicos e processos seletivos.

Além disso, a banca conta com uma dificuldade considerada média/alta, com questões formuladas por professores e doutores das mais diversas áreas.

Ademais, o IBFC  é conhecido por elaborar questões objetivas e diretas, de forma que geralmente não se encontram pegadinhas ou questões polêmicas em seus enunciados.

É igualmente importante mencionar que a matéria mais cobrada pela banca é a de Língua Portuguesa, de forma que os concurseiros devem estudar todos os pontos referentes a essa disciplina que constem no edital, visto que o instituto é conhecido por cobrar tudo aquilo que propõe.

Além disso, as questões elaboradas pela banca costumam ter 4 alternativas, de forma que apenas uma delas é correta. Entretanto, em casos específicos também é possível que as provas sejam elaboradas com 5 alternativas, como visto em algumas seleções.

Banca IBFC: Tudo o que você precisa saber para gabaritar na prova, como disciplinas e o que estudar!

Quais as vagas, cargos e salários dos concursos PM e Bombeiros PB?

Portanto, os editais para os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba ofertarão 1.100 vagas.

Assim, segundo a divisão, serão 900 vagas para a Polícia Militar e 200 para o Corpo de Bombeiros.

Além disso, o Corpo de Bombeiros deverá contar com mais 200 oportunidades no cadastro de reserva, totalizando 1.300 vagas ofertadas.

“Eu acredito que o melhor caminho para selecionar servidores seja através do concurso público. Vamos ter concurso para a Secretaria do Estado da Educação, com mais mil (vagas para) professores. Na área da Secretaria da Cultura, o concurso contará com vagas para gestão cultural, arqueólogo, museólogo, arquivista, historiador e mais. Na Polícia Militar serão 900 vagas (efetivas), onde já estamos trabalhando na contratação da banca examinadora. Para o Corpo de Bombeiros serão mais 200 vagas”, disse o governador João Azevêdo, em maio.

Sendo assim, a carreira exige o nível médio de escolaridade dos candidatos e tem salários de até R$3.202,60.

Como serão as provas do concurso PM PB e Bombeiros PB?

De acordo com o projeto básico do edital, a banca contratada será responsável pela aplicação das provas objetivas e discursivas que serão realizadas nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos, no Estado da Paraíba.

A prova objetiva será de múltipla escolha e poderá variar entre 50 e 80 questões, que serão distribuídas em até oito disciplinas.

Já a prova discursiva exigirá uma produção textual. Somente serão corrigidas as redações dos candidatos aprovados na prova objetiva e classificados em até quatro vezes o número de vagas disponibilizadas para o cargo.

Os habilitados ainda serão submetidos aos exames psicológicos, de saúde, de aptidão física e social.

Ao todo, o Governo da Paraíba espera atrair cerca de 70 mil candidatos para as provas. Por isso é preciso se preparar bastante para se sair bem.

Saiba mais sobre o Concurso PM PB: Deputado solicita nova seleção!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais