A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou a primeira leva de concursos públicos ; a segunda deve sair ainda em maio; veja!
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da Vunesp
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da CEBRASPE
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concursos públicos: quando serão autorizados os próximos editais?
Portanto, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou a primeira leva de concursos públicos .
- Confira: Livro de Questões Comentadas FGV
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas CESGRANRIO
Assim, na última sexta-feira, 28 de abril, ela disse que o governo conta com uma reserva de R$ 2 bilhões para viabilizar a realização de novos concursos.
Ainda de acordo com ela, a intenção é autorizar a segunda leva de seleções até maio, para que haja conclusão ainda neste ano.
Antes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tratou do tema e disse que terão concursos em várias carreiras, “para repor aquilo que desapareceu”.
“Estamos em uma fase de reconstrução do país. Vamos ter que fazer concursos em várias carreiras para repor aquilo que desapareceu. Quando a gente fala em fazer concurso, algumas pessoas reclamam de gastança. Mas para melhorar qualquer serviço público, é preciso contratar pessoas”, disse Lula.
Além disso, ele citou que será preciso contratar mais servidores para desenvolver áreas, como a Saúde e Educação, que devem ter editais primeiro.
“Você não melhora a Educação sem professor e servidores técnico-administrativos; não melhora a Saúde, sem mais médicos, enfermeiros. Você não melhora o serviço público sem contratar mais gente”, destacou.
Dois editais já foram anunciados; quais outros?
Portanto, dentre os concursos que estão anunciados nesta semana, estão a Funai e o Ministério do Meio Ambiente. O Incra também vai entrar!
Além disso, o número de oportunidades dos novos editais, autorizados no primeiro bloco, varia entre 1,5 mil e 2 mil vagas!
No caso da Funai, a previsão é de aproximadamente 500 vagas, para cargos de níveis médio e superior. No MMA, serão 98 vagas.
Além destes, diversos outros concursos estão em pauta e poderão ser autorizados nos próximos meses, incluindo os seguintes órgãos:
- IBGE
- Receita Federal
- CVM
- Ministério do Trabalho
- Ibama
- ICMBio
- Ministério do Meio Ambiente
Cabe destacar também que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, confirmou a realização de novos editais para o Ibama e ICMBio.
Entretanto, os últimos certames das duas autarquias ainda estão vigentes (Ibama até junho de 2024 e ICMBio vigente até junho de 2023).
Assim, de acordo com Esther Dweck, o governo não poderá abrir novos editais enquanto os anteriores estiverem vigentes.