Pesquisar no blog

Concursos Públicos: Ofício enviado indica autorizações de certames federais em 2024!

icone calendario 06 fev 2024

O Governo Federal iniciou as movimentações para autorização de novos concursos públicos ainda em 2024, com vagas administrativas do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e das carreiras indicadas na Estrutura Remuneratória da Lei nº 12.277/2010, para exercício em 2025.

O ofício foi assinado pela diretora de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Lucíola Maurício de Arruda, e encaminhado à ministra Esther Dweck.

O documento tem como objetivo iniciar os estudos de viabilidade dos pedidos de solicitação de concurso público em 2024 para serem realizados em 2025.

Para isso, o órgão interessado deverá responder a diversos pontos do ofício justificando a necessidade de um novo concurso público, de acordo com a área de atuação dessas unidades. Saiba quais são!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Ofício aponta como solicitar concursos públicos

De acordo com o documento, o órgão deverá apresentar as seguintes informações:

  • Descrição das atividades e dos macroprocessos pelos quais se exercem as competências institucionais/legais e os produtos gerados ou serviços prestados;
  • Como essas atividades estão, direta e indiretamente, alinhadas às metas e diretrizes da Estratégia Institucional, nos programas e projetos constantes no PPA, no Mapa Estratégico e na Cadeia de Valor do Ministério;
  • Resultados e/ou metas estabelecidos e qual a situação atual em relação a esses objetivos;
  • As principais dificuldades e desafios decorrentes da deficiência da força de trabalho na unidade;
  • Os passivos e/ou processos com deficiência;
  • As demandas judiciais, as orientações dos Órgãos de Controle e do MPU, cujo objeto seja relacionado a reposição da força de trabalho (as informações acerca desse tema, contidas no Relatório de Gestão, também são válidas);
  • Impacto esperado com o ingresso da nova força de trabalho no desempenho das atividades e seus resultados;
  • Consequências geradas na produtividade e nas atividades pela não reposição da força de trabalho. Seu impacto negativo na Gestão do Conhecimento;
  • Distribuição dos servidores do quadro efetivo segundo as unidades descentralizadas, caso as tenha, nos níveis local, regional ou na sede; e
  • Medidas adotadas no sentido de otimizar, no âmbito da sua unidade, a alocação do quadro efetivo de servidores.

Segundo informações da diretora da proposta, Lucíola Maurício de Arruda, as propostas deverão ser enviadas até o dia 28 de março de 2024, para efetuar possíveis ajustes e atender às necessidades de força de trabalho das unidades.

Saiba quais concursos estão abertos no Brasil:   Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Concurso Unificado já tem 1,5 milhão de inscritos

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que o CNU soma mais de 1,5 milhão de candidaturas.

De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, a previsão é que as inscrições cresçam ainda mais essa semana.

“Nós sabemos que existe uma corrida na primeira e na última semana. Na primeira semana, atingimos 1 milhão de inscritos, embora esta semana tenha sido um pouco mais lenta como o esperado, imaginamos que na próxima semana o ritmo acelerará novamente”, disse a ministra.

Os interessados em uma das vagas terão até às 23h59 do dia 09 de fevereiro de 2024 para efetuar a candidatura.

Ao acessar o portal GOV.BR, o candidato deverá optar por um único bloco temático para concorrer por todas as vagas e especialidades dentro do bloco escolhido.

De maneira mais simplificada, será preciso acompanhar a seguinte ordem:

  • 1º – escolher o bloco temático
  • 2º – escolher os cargos que deseja concorrer dentro do bloco
  • 3º – ordenar a preferência entre esses cargos
  • 4º – ordenar a preferência entre as especialidades

Depois de preencher o formulário de inscrição, o candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição gerada por GRU (Guia de Recolhimento da União). 

O valor é de acordo com o nível de escolaridade:

  • nível médio: R$ 60,00
  • nível superior: R$ 90,00

➡️ Confira quais são as áreas e cargos do Concurso Nacional Unificado!

Saiba mais sobre o Concurso Nacional Unificado: Editais publicados. Mais de 6 mil vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais