Pesquisar no blog

Concursos TRT 2022: Orçamento prevê mais de 200 vagas!

icone calendario 25 jan 2022

Atenção, concurseiros! O planejamento orçamentário de 2022 foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro e prevê oportunidades para concursos TRT. Saiba mais!

De acordo com o documento, são previstas 232 vagas para os Tribunais Regionais do Trabalho ao longo deste ano de 2022. A divisão dessas oportunidades será para provimento de 180 vagas e 52 para criação.

Em um panorama geral, o Poder Judiciário é o que conta com a segunda maior quantia de oportunidades, ficando atrás, somente, do Poder Executivo.

No total, são 3.067 vagas para o Poder Judiciário, sendo 1.490 para provimento e as demais 2.117 para a criação de novos cargos. Além do TRT, também serão ofertadas chances para o STF, STJ, CNJ e diversos outros órgãos.

Por fim, é importante dizer que a sansão do presidente é a última etapa do Orçamento, ou seja, esse planejamento não precisa mais tramitar em nenhuma instância.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso TRT: previsão de vagas por tribunal

Como afirmado anteriormente, o Orçamento, que inclui as seleções para o TRT, já foi aprovado pelo presidente, o que é um ótimo indicativo de que o certame acontecerá em 2022 ou em 2023. No entanto, o Orçamento é somente uma previsão e não uma garantia de que o concurso realmente acontecerá.

Dessa forma, é necessário aguardar mais informações provenientes dos próprios Tribunais Regionais do Trabalho sobre os concursos. Alguns Tribunais já se movimentam para realizar suas seleções, porém ainda não temos notícias mais concretas sobre quantitativo de vagas ou quais cargos serão ofertados.

Concurso TRT: Tribunais estão há anos sem concursos vigentes

Em 2022, os TRTs estão em destaque no cenário nacional das carreiras públicas, o que não acontecia há vários anos. Dessa forma, alguns Tribunais aproveitam a oportunidade e já trabalham nos trâmites de novos concursos, isso porque grande parte dos TRTs está sem concursos vigentes.

Confira quais são os Tribunais que estão sem concursos vigentes:

  • Minas Gerais – TRT 3ª região;
  • Rio Grande do Sul – TRT 4ª região;
  • Bahia – TRT 5ª Região;
  • Pará e Amapá – TRT 8ª Região;
  • Paraná – TRT 9ª Região;
  • Distrito Federal e Tocantins – TRT 10ª Região;
  • Paraíba – TRT 13ª Região;
  • Rondônia e Acre – TRT 14ª Região;
  • Maranhão – TRT 16ª Região;
  • Espírito Santo – TRT 17ª Região;
  • Goiás – TRT 18ª Região;
  • Alagoas – TRT 19ª Região;
  • Piauí – TRT 22ª Região; e
  • Mato Grosso – TRT 23ª Região.

Além desses, alguns Tribunais que realizaram seleções recentemente tiveram a validade do edital suspensa devido à pandemia. Esse é o caso, por exemplo, do TRT do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará, entre outros.

Concursos TRT: Seleções em tramitação

Alguns TRTs, sem concurso em validade, já iniciaram os preparativos para a publicação do edital, confira:

Concurso TRT 8

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região anunciou um novo edital para 2022, no entanto ainda não se tem informações sobre cargos e vagas. Este tribunal abrange os Estados do Pará e Amapá.

Concurso TRT 17

O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª região iniciou os estudos para poder realizar um novo edital para servidores.

Concurso TRT 23

O TRT 23 (Tribunal Regional do Trabalho da 23ª região), que abrange o Estado do Mato Grosso, agira de maneira diferente dos demais Tribunais. Isso porque o órgão aproveitará candidatos aprovados de outros concursos.

No entanto, essa afirmativa veio antes da aprovação do Orçamento por parte do presidente. Ou seja, esse planejamento sobre as novas contratações ainda pode mudar.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais