Pesquisar no blog

CNU: Saiu edital de convocação para as provas. Confira quais são as regras!

icone calendario 24 abr 2024

Atenção! Nesta quarta-feira, 17 de abril, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), divulgou o edital de convocação que oficializa as regras e horários de aplicação das provas do concurso Nacional Unificado (CNU), também chamado de “Enem dos Concursos”.

A aplicação dos exames está confirmada para o dia 5 de maio, em dois turnos. O documento foi divulgado no Diário Oficial da União.

Vai fazer o CNU? Então continue conosco e fique por dentro das orientações do MGI!

Horários e regras para as provas do CNU

Os candidatos realizarão as provas, simultaneamente, em 228 cidades espalhadas pelo país. Confira quais foram os horários estabelecidos:

turno matutino

  • abertura dos portões: 7h30
  • fechamento dos portões: 8h30
  • início da aplicação: 9h
  • término da aplicação: 11h30
  • término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12 horas e 30 minutos
  • duração da prova: 2h30

turno vespertino

  • abertura dos portões: 13h
  • fechamento dos portões: 14h
  • início da aplicação: 14h30
  • término da aplicação: 18h
  • término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19 horas.
  • duração da prova: 3h30

Segundo informações do cartão de confirmação, os candidatos poderão realizar as provas somente no local previsto no cartão de confirmação de inscrição, que estará disponível a partir do dia 25 de abril.

Os candidatos deverão comparecer ao local de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência e poderão se retirar da sala de prova após duas horas, contadas a partir do início das provas.

O que pode e o que não pode levar no dia da prova?

Conforme as orientações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os candidatos deverão comparecer no dia da prova munidos do cartão de confirmação de inscrição, que poderá ser impresso a partir do próximo dia 25 na Página do Candidato .

Além do documento de identidade original com foto (não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas). Quanto aos documentos digitais, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação, na entrada da sala.

“Teste antes para se certificar que está funcionando corretamente. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone”, reforçou o MGI.

Também será preciso levar uma caneta preta de material transparente. Vale lembrar que não será possível se comunicar durante as provas, portanto, a pasta sugere que o candidato leve mais de uma caneta.

O MGI também recomenda o uso de roupas e sapatos confortáveis, além de alimentos e água (as embalagens dos alimentos devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes).

Quanto às proibições, não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza, óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.

O candidato também será eliminado caso tenha porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, mp3 player, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza, telefones celulares e microcomputadores portáteis.

CNU: candidatos não poderão levar o caderno de prova?

O edital de convocação ainda reforça que os candidatos NÃO poderão levar para casa o caderno de provas, por motivos de segurança.

A informação já tinha sido divulgada pelo MGI na última terça-feira, 16 de abril, quando confirmou que também não seria possível anotar os gabaritos, ou seja, as respostas que foram marcadas pelos candidatos.

“Isso gera um problema de segurança, que é o seguinte: quem escrever as respostas no cartão de confirmação, pela manhã, vai voltar de tarde com ele, e aí a gente teria que conferir se o que está escrito são as anotações dele, ou se era algum tipo de cola. Então, para aumentar a segurança, não vai ser permitida anotações de nenhum tipo no verso do cartão de confirmação. Se a pessoa fizer qualquer tipo de anotação, ela fica sujeita a ser eliminada da prova. E principalmente, ela não vai poder entrar na parte da tarde de volta na prova com anotações no verso do cartão de confirmação”, explicou o coordenador-geral.

Após o término das provas, os cadernos de questões estarão disponíveis na página oficial do concurso.

Já a imagem do cartão-resposta de cada um dos candidatos estará disponível na página do candidato, no dia 3 de junho.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui   e saiba mais!

Como serão as provas do concurso Nacional Unificado?

A aplicação das provas ocorrerá em dois turnos. Os concorrentes dos blocos de nível superior (1 ao 7) responderão 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimentos específicos no período da manhã, enquanto os candidatos do bloco 8 responderão  20 questões de múltipla escolha e uma redação.  

Já no período da tarde os concorrentes dos blocos de nível superior (1 ao 7), responderão 50 questões objetivas de conhecimentos específicos, enquanto os candidatos do bloco 8 resolverão mais 40 questões objetivas.

Leia também: O que estudar em Políticas Públicas para concurso? Resumão CNU

Oferta assinatura 12 meses da Nova Concursos.

Conheça outros concursos que estão abertos no Brasil: Concursos Abertos – Mais de 80 mil vagas abertas para todos os níveis!

Quais são as próximas etapas do concurso Nacional Unificado?

Saiba quais são as próximas datas do CNU:

  • obtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição no endereço eletrônico do Concurso Público Nacional Unificado: 25 de abril;
  • atendimento aos candidatos com dúvidas sobre os locais de provas, vagas reservadas ou tratamento diferenciado para realização das provas: 25 de abril a 4 de maio;
  • aplicação das provas objetivas e discursiva: 5 de maio;
  • divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 7 de maio;
  • prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados: 7 a 8 de maio;
  • disponibilização da imagem do Cartão-Resposta: 3 de junho;
  • divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 21 de junho;
  • interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva: 21 e 22 de junho;
  • divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva: 29 de junho;
  • convocação para o envio de Títulos (via upload): 29 de junho;
  • envio dos Títulos: 29 de junho a 1º de julho;
  • resultado preliminar da Avaliação de Títulos: 16 de julho;
  • previsão de divulgação dos resultados finais: 30 de julho.
  • convocação dos aprovados para posse ou curso de formação: 5 de agosto

➡️ Baixe o edital!

Saiba mais sobre o Concurso CNU: Editais publicados. Mais de 6 mil vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais