Pesquisar no blog

Confira o local de prova do concurso CBMERJ 2024!

icone calendario 24 abr 2024

Atenção! Nesta segunda-feira, 15 de abril, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou, o local de prova do concurso CBMERJ (Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro).

Para acessar, basta entrar no site da banca e inserir seu CPF. A avaliação acontecerá no dia 21 de abril de 2024, das 13h às 18h, no Rio de Janeiro/RJ.

Ao todo, 31.148 candidatos vão competir por uma das 50 vagas ofertadas para o cargo de Cadete BM do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais. Saiba como será a prova do concurso CBMERJ!

Como será a prova do concurso CBMERJ?

Com duração de 5h, a prova objetiva consistirá em 100 questões de múltipla escolha, sobre as disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês), literatura, matemática, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.

A prova será avaliada em escala de 0 a 100 pontos, sendo necessários, no mínimo, 50 pontos, para garantir a aprovação.

Os classificados na prova objetiva até quatro vezes o número de vagas, serão convocados para o TAF, que será aplicado no dia 20 de maio de 2024 e exigirá o desenvolvimento dos seguintes exercícios:

  • corrida de meio-fundo (2.400 metros/12 minutos)
  • natação (100 metros/2 minutos e 30 segundos)
  • flexão e extensão de MMSS (3 repetições/sem tempo determinado)
  • abdominal (35 repetições/1 minuto)

Os candidatos ainda realizarão a inspeção de saúde, de caráter eliminatório e o exame documental, de caráter eliminatório.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil candidatos! Clique aqui  e saiba mais!

Quanto ganha um Cadete do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ)?

As 50 oportunidades do concurso CBMERJ 2024 estão divididas em ampla-concorrência (35 vagas), hipossuficiência (5 vagas) e negros/indígenas (10 vagas).

A remuneração inicial é de R$4.227,16, composta pelo valor do soldo acrescido das gratificações e adicionais atinentes do cargo.

Lembrando que a corporação exige o diploma de nível superior para ingresso.

O concurso terá prazo de validade de 20 dias, improrrogáveis a contar da data de apresentação dos candidatos na ABM D. Pedro II.

Oferta assinatura 12 meses da Nova Concursos.

Quais as exigências básicas para tomar posse no cargo de Cadete?

Os interessados em uma das oportunidades deverão comprovar os seguintes requisitos:

  • possuir nacionalidade brasileira e no no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses.
  • encontrar-se em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar.
  • possuir, no mínimo, 18 anos de idade no ato da matrícula em curso de formação.
  • possuir, no dia da abertura das inscrições do concurso público, até 32 anos de idade, considerada a data até o dia anterior ao 33º aniversário do candidato, na forma da Lei Estadual nº 9.546/2022.
  • ter concluído ou concluir até a data da matrícula o ensino médio ou equivalente, em estabelecimento de ensino civil ou militar, de acordo com a legislação vigente.
  • estar quite com as obrigações eleitorais.
  • não ter sido demitido de cargo público, destituído de cargo em comissão ou do exercício da função pública, em qualquer órgão da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal, em razão de conduta desabonadora.
  • não ter sido excluído a bem da disciplina de instituição militar estadual ou das Forças Armadas;
  • não registrar antecedentes criminais que se apresentem, a critério do CBMERJ, incompatíveis com a honra e pundonor de bombeiro militar.
  • para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento “bom”, comprovado por meio de documento emitido pela instituição militar à qual pertencer;
  • Ter sido aprovado em todas as etapas do concurso público de que trata o edital.

Baixe o edital!

Conheça outros concursos que estão abertos: Concursos Abertos – Mais de 80 mil vagas!

Saiba mais sobre o Concurso CBMERJ 2024: Edital publicado para Oficial. 50 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais