Pesquisar no blog

DF: TCDF recomenda concurso para Agente de Saúde e de Vigilância Ambiental!

icone calendario 28 fev 2024

O Tribunal de Contas do Estado do Distrito Federal recomendou a abertura de um novo concurso DF para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS). O ato faz parte de uma série de recomendações para combater o surto de dengue no DF.

O concurso será para Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES DF). Segundo o TCDF, o quantitativo de servidores está bem abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde.

Esses servidores são responsáveis pelas ações de prevenção e controle da doença e também pela notificação de casos suspeitos de dengue. Venha saber mais sobre o concurso para Agente de Saúde e de Vigilância Ambiental!

Situação do Distrito Federal

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, cada equipe de saúde da família deve ter até seis agentes comunitários para atender uma região de 2 mil até 3 mil pessoas, mas não é o que acontece.

Na prática, muitas regiões não possui o número mínimo de agentes para atendimento da população. De acordo com o relatório do TCDF, o Distrito Federal tem, em média, dois agentes para cada 4 mil pessoas.

Em algumas Regiões Administrativas (RAs), a situação é pior, como Sol Nascente, São Sebastião, Itapoã, Planaltina e Brazlândia.

Além do novo concurso, o Tribunal de Contas prevê auditorias de avaliação da rede básica de atenção à saúde e inspeção na Secretaria de Saúde do DF, bem como, de avaliação das ações de controle e enfrentamento da dengue.

Novos profissionais estão sendo nomeados no DF

Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, foi divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal, a nomeação de 75 servidores para o cargo de Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS), visando força-tarefa de combate à dengue.

Lembrando que no início do mês, outros 75 profissionais já tinham sido convocados pela Secretaria de Saúde.

funcionários da secretaria de saúde do distrito federal analisando um jardim
Tribunal de Contas recomenda novo concurso DF para Agente Comunitário e Agente de Vigilância Ambiental! – Créditos de imagem: Agência Brasília

Conheça os concursos que estão abertos no Brasil: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Como foi o último concurso SES DF?

O último concurso SES DF foi realizado em 2022, para o provimento de 1.019 oportunidades, sendo 602 vagas de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 417 vagas de Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS).

Os classificados receberam salários iniciais que variavam de R$ 1988,00 até R$ 4.485,00, dependendo do cargo pretendido.

Na ocasião, a banca organizadora foi a Funatec e os candidatos realizaram provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com 100 questões de múltipla escolha.

O que caiu na prova?

Os candidatos tiveram que demonstrar conhecimentos sobre as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa: 10 questões
  • Legislação Aplicada aos Servidores do Distrito Federal: 10 questões
  • Sistema Único de Saúde(SUS): 5 questões
  • Raciocínio Lógico e Matemático: 8 questões
  • Plano Distrital de Política para Mulheres: 2 questões
  • Noções Básicas de Informática: 5 questões
  • Conhecimentos Específicos do cargo: 60 questões

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

O prazo de validade do concurso foi de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado final estiver válido, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal poderá convocar os classificados.

Saiba mais sobre o Concurso SES DF: Edital publicado. 4.002 vagas para Técnico e Analista!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais