Pesquisar no blog

Edital EsPCEx 2021

Iago Almeida

icone calendario 04 maio 2021

Atenção concurseiros! O edital do concurso EsPCEx  já foi publicado e conta com a oferta de 440 vagas de Cadete para homens e mulheres de nível médio. Confira como realizar as inscrições e tudo sobre o certame.

São 352 vagas para ampla concorrência, sendo 320 para o sexo masculino e 32 para o sexo feminino. Já a cota reservada aos candidatos negros (pretos ou pardos) serão 88 vagas, sendo 80 para o sexo masculino e 8 para o sexo feminino.

Como fazer a inscrição da EsPCEx?

Inscrições terão início no próximo dia 11 de maio e devem ser realizadas através do site da Escola Preparatória de Cadetes do Exército . Os candidatos terão até o dia 14 de junho para se inscreverem.

O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 100,00, podendo o pagamento ser efetuado até a data do vencimento do boleto.

Confira o edital completo do concurso EsPCEx

Já em relação à isenção da taxa de participação, os candidatos que se enquadrarem nos requisitos poderão solicitar entre os dias 11 e 14 de maio de 2021, através do site da EsPCEx  . Podem solicitar a isenção o candidato que:

I – seja doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
II – conste do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
III – seja filho menor de idade de ex-combatente da Segunda Guerra Mundial incapacitado em ação, como integrante da Força do Exército, da Força Expedicionária Brasileira (FEB), da Força Aérea Brasileira (FAB), da Marinha de Guerra ou da Marinha Mercante;
IV – seja membro de família de baixa renda.

Quem pode participar do concurso EsPCEX?

Para concorrer a uma das vagas do certame , é preciso ter o nível médio completo ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.

Além disso, a altura mínima exigida é de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, para ingresso na instituição.

O candidato deverá ainda possuir comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e não ter filho ou dependente.

Qual o limite de idade para entrar na EsPCEx?

Além da escolaridade exigida, os candidatos devem idade entre 17 e 22 anos (completados até 31 de dezembro do ano da matrícula) para a inscrição.

Em 2020, o deputado Tenente Coimbra (PSL) solicitou ao presidente da República Jair Bolsonaro o aumento da idade máxima para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). 

De acordo com o parlamentar, a solicitação tem como objetivo possibilitar que mais jovens possam nutrir o sonho de se tornarem candidatos a oficiais do Exército Brasileiro. Entretanto, ainda não houve respostas sobre o caso.

Quando é a prova da EsPCEx 2021?

Os candidatos inscritos no concurso EsPCEx serão avaliados por meio de duas etapas, sendo a primeira uma avaliação intelectual, de caráter eliminatório e classificatório.

O exame está com previsão para acontecer nos dias 25 e 26 de setembro, com disciplinas diferentes em cada dia.

No primeiro, os candidatos vão responder questões de Português (20), Física (12) e Química (12), além de uma redação. Já no segundo, serão cobradas perguntas de Matemática (20), Geografia (12), História (12) e Inglês (12).

Os aprovados na primeira etapa passarão por inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica.

Onde são realizadas as provas da EsPCEx?

As provas serão aplicadas nas cidades de Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Cascavel (PR), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Lins (SP), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Resende (RJ), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), São Luís (MA), São Paulo (SP), Taubaté (SP), Teresina (PI), Três Corações (MG), Uberlândia (MG), Vila Velha (ES).

A entrada dos candidatos nos locais ocorrerá até as 11h30 e em ambos os dias, a prova acontecerá das 13h30 às 18h, pontualmente.

Como é o TAF da EsPCEx?

Dentro da segunda fase, os concorrentes passarão por um Teste de Aptidão Física, que será composto por: 

  • corrida de 12 minutos
  • flexão de braços na barra fixa
  • flexão de braços sobre o solo
  • abdominal supra

Em cada teste, o candidato pode realizar até duas tentativas com intervalo de uma hora de descanso entre as tarefas, exceto para a corrida de 12 minutos, cujo descanso deve ser de 24 horas.

Quantos inscritos na EsPCEx 2020?

A seleção de 2020 contou com aproximadamente 43.700 concorrentes. De acordo com a instituição, desse total, 33 mil eram candidatos do sexo masculino e 10.700 do sexo masculino.

Escola Preparatória de Cadetes tem sua formação em regime de internato, realizado em dois locais. Já a remuneração pode chegar a R$ 7.315 mensais.

No primeiro ano, o aluno fica nas instalações da EsPCEx, em Campinas-SP. Já nos próximos 04 anos de curso, a formação acontece na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ.

Saiba mais sobre o Concurso EsPCEx 2025: Edital publicado. 440 vagas de nível médio!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais