Pesquisar no blog

Edital Fagifor é iminente com mais de duas mil vagas!

icone calendario 17 jan 2024

O prefeito José Sarto anunciou que na próxima semana, o governo do estado publicará o edital do concurso Fagifor . São cerca de 2.200 vagas; veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Quando sai o edital do concurso Fagifor?

Na próxima semana! Este foi o prazo passado pelo prefeito José Sarto sobre a publicação do edital do concurso da prefeitura Fortaleza para a  Fundação de Apoio à Gestão de Saúde.

Assim, a fala foi dada em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta terça-feira (16/01), quando o prefeito trouxe atualizações sobre os concursos públicos em andamento e próximos certames.

“Nossos concursos têm sido muito importantes para renovar nosso quadro técnico de servidores e, claro, para melhorar o serviço que estamos ofertando para os cidadãos e cidadãs de Fortaleza nas mais diversas áreas”, destacou ele.

Como afirmou Sarto, o concurso para a área da saúde já possui banca definida. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) ficará responsável pela prova.

Ainda segundo o chefe da cidade, serão cerca de 2.200 vagas para níveis superior, médio e técnico e a expectativa é convocar os aprovados até o fim de 2024.

“Essa banca já é bem conhecida por quem costuma fazer concursos públicos na área da saúde. Eles já realizaram certames em São Paulo, no Acre, e também já organizaram provas da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). É um instituto reconhecido por adotar critérios bem rigorosos de seleção”, frisou.

Ainda de acordo com o prefeito, o concurso prevê lotação para pediatras e ginecologistas em postos de saúde, compromisso do plano de governo da atual gestão.

“Há cerca de 20 anos não havia concurso com previsão de vagas nessas especialidades para os postos de saúde, esse foi um compromisso de campanha e está no meu plano de governo”, encerrou.

Prefeito cita mais concursos em andamento em Fortaleza

Durante a live, o prefeito também trouxe atualizações sobre os concursos em andamento. O certame para a Guarda Municipal está na quinta fase, que é a investigação social.

“Essa fase tem a finalidade de apurar a reputação, a boa conduta social e a idoneidade moral dos candidatos. Nós já estamos nos preparativos para a sexta e última fase, que será o curso de formação”, disse.

A primeira turma de 250 aprovados deve ser convocada até o fim de fevereiro. Sobre o concurso da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), ele destacou que “ao todo, serão seis etapas. Fizemos a segunda no último dia 7 de janeiro, que foi a avaliação psicológica. Atualmente, está na fase de recursos. Neste concurso, estamos ofertando 128 vagas, e queremos preenchê-las o quanto antes”.

O concurso para o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) também já possui a banca definida, sendo o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).

“Vamos ofertar 60 vagas para analistas. Essa turma terá a missão de contribuir com a elaboração de políticas públicas efetivas para a cidade. A banca está fazendo os últimos ajustes para lançarmos o edital no primeiro trimestre deste ano”, reforçou Sarto.

Sarto destacou ainda que, nos últimos três anos, mais de dois mil novos servidores foram aprovados em concursos públicos da cidade.

“São 2.590 profissionais que passaram a fazer parte do corpo técnico da Prefeitura de Fortaleza e hoje estão contribuindo para proporcionar um bom serviço público municipal para a nossa gente”, encerrou.

Prefeitura instituiu a Fagifor em 2023

O concurso será fundamental para a implantação da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor), criada em 2023.

Ligada à Secretaria Municipal da Saúde, a fundação ficará responsável pela gestão de hospitais municipais, UPAs e outros equipamentos.

Conforme a Lei n° 0364, o órgão passou a integrar o novo modelo de gestão da saúde de Fortaleza, composto por mais investimentos em toda a rede, além da modernização dos serviços ofertados.

A Fagifor éresponsável pela gestão hospitalar, qualificando sua capacidade de atendimento. Além disso, executará ações e serviços em todos os níveis da saúde pública, como urgência e emergência, apoio diagnóstico e educação continuada.

Vale destacar que o planejamento para implantação da Fagifor iniciou em 2021, conforme explica Galeno Taumaturgo, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“As ações de fomento e promoção à saúde que iremos colocar em prática passaram por uma longa maturação, visando integrar o novo modelo de gestão proposto pelo prefeito José Sarto. Coordenada pela SMS, a Fagifor irá qualificar e otimizar os serviços já ofertados”, enfatizou o prefeito, no segundo semestre do ano passado.

Fagifor terá novo edital publicado a qualquer momento / Na foto, o prefeito de Fortaleza José Sarto / Créditos: Prefeitura de Fortaleza

Qual o perfil da banca organizadora IBFC?

Assim, a banca conta com uma dificuldade considerada média/alta, com questões que são formuladas por professores e doutores das mais diversas áreas.

Além disso, é conhecida por elaborar questões objetivas e diretas, de forma que geralmente não são encontradas pegadinhas ou questões polêmicas em seus enunciados.

A matéria mais cobrada pela banca é a de Língua Portuguesa, ou seja, é preciso estudar todos os pontos referentes a essa disciplina, visto que o IBFC é conhecido por cobrar tudo aquilo que propõe.

As questões costumam ter 4 alternativas, sendo apenas uma resposta considerada correta. Conheça as disciplinas mais cobradas! 👇🏽

  • Língua Portuguesa
    • Interpretação de Texto
    • Morfossintaxe
    • Análise Sintática
    • Pontuação
    • Acentuação
    • Semântica
  • Raciocínio Lógico
    • Lógica Proposicional
    • Probabilidade
    • Análise Combinatória
    • Lei de Morgan
    • Tabelas Verdade
  • Informática
    • Internet
    • Softwares de Escritório (Microsoft Office)
    • Rede de Computadores
  • Matemática
    • Frações
    • Conjuntos
    • Porcentagens
    • Sequências (de número, figuras e palavras)
  • Legislação de Órgãos
    • Lei Seca
    • Definição de Termos

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais