Pesquisar no blog

Edital FMS Teresina em breve. Mas o que estudar?

icone calendario 06 fev 2024

Atenção, concurseiros! O concurso FMS Teresina deve ter editai publicado no primeiro semestre, com inscrições ainda em 2024. Saiba o que estudar e comece sua preparação!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

O que estudar para as provas do concurso FMS Teresina?

Quem quiser começar a se preparar para as provas do concurso FMS Teresina, deve buscar editais passados, até que o novo seja publicado.

Sendo assim, em 2019 aconteceu um processo seletivo que ofertou 334 vagas para contratação temporária, entre cargos de níveis superior, médio e fundamental.

Ademais, a banca responsável pelas inscrições e etapas do concurso foi a Nucepe. Ao todo, 13.338 candidatos se inscreveram na seleção.

Já as remunerações variaram de R$ 9.512,56 a R$ 796,70. A seleção contava com etapa única, por meio de uma prova objetiva de múltipla escolha com 40 questões.

  • Língua Portuguesa
  • Legislação do SUS
  • Específica do Cargo
  • Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
  • Raciocínio Lógico Matemático

Confira o edital de 2019

Já em 2011 é que aconteceu o último concurso para efetivos, quando a seleção ofertou 334 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior.

A organizadora também foi a Nupece (Núcleo de Concursos da Universidade Estadual do Piauí). As provas tiveram 50 questões, veja as disciplinas:

Confira o edital de 2011

Quando sai o edital do concurso FMS Teresina?

Ao que tudo indica, o edital do concurso Fundação Municipal de Saúde de Teresina deve sair ainda no primeiro semestre, até junho.

Assim, a previsão aponta que as provas aconteçam ainda em 2024 também. A informação foi dada pelo presidente do órgão, Ítalo Costa, na segunda-feira (5/2).

“O concurso está em fase avançada, que é a fase de finalização da banca. Estamos aguardando junto à comissão do concurso a definição da banca e, posteriormente, iremos dar uma data para o lançamento do edital, o qual deverá ocorrer ainda neste quadrimestre”, anunciou o gestor.

Além disso, Ítalo Costa anunciou ainda que o edital abrangerá todos os setores da Fundação, incluindo a área da saúde e da administração. Os cargos ainda não estão revelados.

“É um concurso amplo, que envolve não apenas as áreas de medicina, mas também outras áreas assistenciais, além da parte administrativa”, falou.

Em setembro do ano passado, o Ministério Público do Piauí realizou audiência para verificar o andamento dos trâmites para realização do concurso. Eles citaram 3 mil vagas para serem ofertadas.

Esta audiência esteve realizada pela 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, pelo promotor Eny Marcos Vieira Pontes. Ele afirmou que a pasta não realiza um concurso há mais de 10 anos, só processo seletivo.

Lembrando que hoje a FMS conta com aproximadamente 11 mil servidores efetivos, no entanto, cerca de 8% dos cargos estão vagos devido à afastamentos legais.

Comissão formada

Certo é que a comissão organizadora do concurso está formada! Ela esteve instituída para ficar responsável pela avaliação das necessidades de servidores em cada área da instituição.

A comissão é formada pelos seguintes membros, todos servidores efetivos da FMS:

  • Presidente:
    • Raphael Orsano de Sousa
  • Membros:
    • Walnia Martins Ribeiro Pierote
    • Roberta Berte,
    • Alessandro de Oliveira Pinto
    • Breno Ryan do Nascimento e Silva
    • Laryssa Pinheiro Miranda Carvalho
    • Fábio Henrique Uchôa Silva

Quer saber de mais editais de concursos abertos no Piauí? Clique e confira!

Sobre a FMS Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esteve criada por meio da Lei Municipal Nº 1542, de 20 de junho de 1977. Inicialmente era vinculada à antiga Secretaria de Saúde e Bem-estar Social, mas hoje é considerada um órgão de administração indireta, ou seja, possui autonomia administrativa e financeira.

A FMS tem por objetivo o planejamento e a execução da política de saúde do Município de Teresina, desenvolvendo atividades integradas de prevenção, proteção, promoção e recuperação da saúde.

Inicialmente, a FMS estava localizada na Rua Firmino Pires, 121, ao lado do Palácio da Cidade. Em dezembro de 1993 mudou-se para a Rua Governador Artur de Vasconcelos, 3015, bairro Aeroporto, onde está até os dias de hoje.

Ao longo de sua trajetória, a FMS passou por algumas modificações administrativas, à medida que crescia e incorporava mais atribuições. Por exemplo, antes havia a figura do Superintendente da Fundação, que administrava junto ao presidente e era indicado pelo mesmo.

Em 1990, o cargo esteve substituído pela figura do subsecretário de saúde, função extinta no ano de 2004. Em 1996, como parte do processo de municipalização da saúde, a FMS assumiu a gestão do SUS, após discussões e ampla reforma administrativa, que resultou na extinção da Secretaria Municipal de Saúde e fortalecimento da Fundação.

Saiba mais sobre o Concurso FMS Teresina: Comissão formada. Previsão de 3 mil vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais