Atenção, concurseiros! Publicado em 2021, o Concurso Polícia Penal MG terá seu resultado final publicado no fim deste mês de janeiro. Veja detalhes!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso Polícia Penal MG: quando se encerra o edital?
Ainda em janeiro de 2024! Segundo o cronograma, o resultado final do concurso da Polícia Penal de Minas Gerais sai no dia 30 de janeiro.
A previsão aponta que o resultado preliminar do concurso sai às 9h deste dia 24 de janeiro, enquanto o tempo de recurso ficará aberto entre 25 e 26 deste mês.
Ademais, a informação foi confirmada pela banca organizadora, o Instituto Selecon . Lembrando que as inscrições do concurso começaram e terminaram entre outubro e novembro de 2021.
Veja o documento que confirmou as publicações!
Concurso Polícia Penal MG ofertou mais de 2,4 mil vagas
Posteriormente, o concurso em questão refere-se ao Edital 02/21 da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).
Foram ofertadas 2.420 vagas. Ademais, os policiais penais estão encarregados da segurança nos estabelecimentos prisionais do Brasil.
Até a criação da Polícia Penal, pela Emenda Constitucional 111, de 2022 , os servidores estiveram chamados agentes penitenciários.
Finalmente, vale recordar que o salário inicial da carreira de Agente Penitenciário/Policial Penal é de R$ 4.631,25 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Além disso, o certame não contou com exigências relacionadas à altura ou à idade. Do mesmo modo, não era necessário que o candidato possuísse CNH.
Quais as atribuições de um Policial Penal MG?
- Garantir a ordem e a segurança no interior dos estabelecimentos prisionais;
- Realizar buscas periódicas nas celas;
- Realizar revistas nos familiares e visitantes dos presos;
- Prestar segurança a profissionais diversos que fazem atendimentos especializados aos presos nas unidades prisionais;
- Conduzir presos à presença de autoridades e profissionais das áreas técnicas;
- Adotar as medidas necessárias ao cumprimento dos alvarás de soltura, obedecidas as normas próprias;
- Informar ao preso sobre seus direitos e deveres de conformidade com o Regulamento e Normas de Procedimentos do Sistema Prisionalde Minas Gerais – ReNP e demais normas vigentes;
- Verificar sobre a necessidade de encaminhar presos a atendimentos especializados;
- Entregar medicamentos aos presos, observada a prescrição médica;
- Prestar assistência em situações de emergência: primeiros socorros, incêndios, transporte intramuros, rebeliões, fugas e outras assemelhadas;
- Preencher formulários, redigir e digitar relatórios e comunicações internas;
- Exercer outras atividades que vierem a ser incorporadas ao cargo por força de dispositivos legais.
Quer saber mais editais de concursos abertos em Minas Gerais? Clique e confira!