Compartilhar:

ENCCEJA 2017: Conheça os locais de prova

icone calendario 10 nov 2017

Atenção jovens e adultos que ainda não possuem diploma de ensino fundamental ou médio. A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), de 2017 já tem os locais de provas divulgados!

» Adquira a Apostila do ENCCEJA 2017 e parcele o pagamento SEM JUROS! «

A prova acontece no dia 19 de novembro de 2017. Com a mudança de data, a abertura dos portões e o início dos exames foram adiados em uma hora, por causa do horário de verão.

Locais de Prova: clique e conheça » ENCCEJA 2017 «

Lembrando que devido ao Horário Brasileiro de Verão, que estará vigente nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, há casos de cidades que estarão com três horas de diferença do horário de Brasília, como em municípios da Região Norte. Confira o edital, com as informações completas na página do ENCCEJA.

ATENÇÃOos locais de prova estão disponíveis no site do INEP – ENCCEJA. Portanto acesse com seus dados a página do participante e confira » Clique Aqui «

Na página do participante você terá acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição o qual deverá imprimir e levar no dia da prova.

Em 2017, foram divulgadas novas regras para participação no ENCCEJA 2017. As mudanças são referentes ao limite de idade permitido. Em 2017, jovens a partir de 18 anos podem tentar a certificação do ensino médio e adolescentes a partir de 15 anos poderão tentar o diploma de conclusão do ensino fundamental.

O que é o ENCCEJA?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) tem como principal objetivo garantir diploma do ensino fundamental ou médio para jovens e adultos. Desde 2009, era preciso prestar o ENEM para conseguir a certificação.

O exame visa construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

O exame é aplicado também para brasileiros que residem em outros países.

Quem pode prestar o ENCCEJA?

O exame é voltado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Segundo o MEC, são esperadas mais de 1 milhão de inscritos em 2017, sendo 220 mil para o ensino fundamental e 815 mil que tentarão o diploma de nível médio.

Como ter acesso ao certificado?

Após a realização da prova, o participante aprovado deverá procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia indicado no ato da inscrição, para pleitear a declaração parcial de proficiência e/ou certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Como será a Prova?

As provas serão compostas por 120 questões, divididas em 4 áreas, sendo 30 questões para cada área de conhecimento. Haverá também uma redação.

A data prevista para a aplicação das provas é o dia 19 de novembro de 2017 em 564 cidades em todos os estados do país. Os nomes das cidades estão no edital de abertura.

As disciplinas cobradas na prova serão:

Ensino Fundamental

— Língua Portuguesa (Prepare-se com Dicas de Português Curso preparatório);
— Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física; Redação;
— Matemática (Prepare-se com Caderno de Testes – 500 Testes de Matemática);
— História (Prepare-se com Caderno de Testes – 500 Testes de História);
— Geografia (Prepare-se com Caderno de Testes – 500 Testes de Geografia);
— Ciências Naturais.

Ensino Médio

— Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
— Matemática e suas Tecnologias;
— Ciências Humanas e suas Tecnologias;
— Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Critérios de aprovação

Para ser aprovado, o candidato deve atingir 50% de acertos em cada área/disciplina, incluindo a redação.

Para mais informações e acesso ao edital, veja a página do ENCCEJA 2017

Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

» Adquira a Apostila do ENCCEJA 2017 e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Saiba mais sobre o ENCCEJA 2019 - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais