Compartilhar:

Resultado ENCCEJA 2017 saíram as notas! Veja!

icone calendario 15 mar 2018

Atenção você que prestou o Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA), edição de 2017!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que foi responsável pelo ENCCEJA, divulgou os resultados do Exame, que estavam previstos para março de 2018, mas agora, as notas dos alunos que prestaram para o Ensino Médio,  foram divulgadas em fevereiro, antecipadamente!

No dia 05 de fevereiro as notas foram publicadas, no site do ENCCEJA, para consultar sua nota é necessário que o candidato tenha em mãos CPF e a senha que cadastrou anteriormente.

Os alunos que desejam ingressar em uma universidade poderão participar de vestibulares ainda, embora tenham perdido o prazo do SISU; já para aqueles que realizaram a prova para ensino fundamental os resultados serão liberados na data divulgada anteriormente, em Março mesmo.

» Adquira a Apostila do ENCCEJA 2018 e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Programas Sisu e Prouni

Importante salientar que os participantes do ENCCEJA que também fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017 não puderam usar os resultados do ENEM para conseguir uma vaga em programas, como Sisu e Prouni do 1º semestre, uma vez que não receberam a certificação a tempo.

Ainda segundo o INEP, os participantes do ENCCEJA 2017 que obtiverem a certificação do Ensino Médio poderão se inscrever no Sisu do 2º semestre de 2018.

Já quem deseja uma vaga no Sisu do 1º semestre de 2019 precisará realizar novamente o ENEM neste ano. Em novembro do ano passado, o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que os alunos que fizessem a prova do ENCCEJA 2017 e obtivessem nota mínima terão gratuidade garantida na inscrição do Enem 2018.

O que é o ENCCEJA?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é um exame que tem como objetivo conceder certificação do ensino fundamental e/ou do ensino médio para jovens e adultos brasileiros, que residam ou não no país.

O exame é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Trata-se do mesmo órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

São aplicadas provas diferentes para aqueles que precisam do ensino fundamental e os que desejam certificação do nível médio. A opção deve ser estipulada no ato da inscrição.

Os estudantes são avaliados de acordo com a certificação que desejam receber. Em 2017, jovens a partir de 18 anos puderam tentar a certificação do ensino médio e adolescentes a partir de 15 anos puderam tentar o diploma de conclusão do ensino fundamental.

Como foram as Provas do ENCCEJA?

Dos 1.575.561 inscritos no ENCCEJA, 481.887 (40,3%) compareceram às provas no período matutino, e 534.447 (43,1%) no período vespertino. Segundo o INEP, a abstenção, superior a 50%, é similar às edições de 2010, 2013 e 2014, quando o exame certificou apenas o Ensino Fundamental. Segundo o instituto, essa alta taxa pode estar relacionada ao fato de o ENCCEJA ser tradicionalmente um exame gratuito.

O exame foi realizado em dois turnos, no dia 19 de novembro. Pela manhã, os portões abriram às 8h e fecharam às 8h45 e as provas foram realizadas das 9h às 13h. No turno vespertino, a abertura dos portões foi às 14h30, com fechamento às 15h15 e prova das 15h30 às 20h30.

As provas objetivas tiveram 30 questões de múltipla escolha cada, tanto para Ensino Fundamental quanto para Ensino Médio. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Os candidatos também fizeram uma redação em que é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

» Adquira a Apostila do ENCCEJA 2018 e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Saiba mais sobre o ENCCEJA 2019 - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais