ENEM 2018: Estudantes do 3º ano ainda podem pedir isenção!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 08 Maio 2018

Atenção estudante! Você que perdeu o prazo para solicitar a taxa de isenção de inscrição para o ENEM 2018 e está no terceiro ano do ensino médio em escola da rede pública não precisa se desesperar!

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que estes estudantes, ao se inscreverem para o Exame Nacional do Ensino Médio, terão a gratuidade automática da taxa.

Mas lembre-se: as inscrições ficam abertas até o dia 18 de maio!

» Prepare-se com a Apostila ENEM + Curso Redação e ENEM Online «

O MEC tomou a medida após averiguar que o número de estudantes concluintes do ensino médio da rede público que perdeu o período para solicitar a isenção das inscrições foi alto.

Todo ano, o número de pessoas isentas de inscrição no ENEM representa cerca de 70% dos alunos totais do exame. Em 2017, dos 7,6 milhões de inscritos, apenas 33% foram pagantes, segundo dados do Inep.

As outras categorias que poderiam solicitar a isenção, como alunos de baixa renda (pela Lei Federal ou pelo programa CadÚnico) ou os estudantes que concluíram o ensino médio pelo Encceja 2017, não terão mais chance de obter a gratuidade.

Até o final do período do recurso quanto as isenções, o MEC havia recebido 3.818.663 pedidos de liberação de pagamento. Mais de 500 mil pedidos negados puderam ser recorridos, porém apenas 35 mil o fizeram. Destes, um pouco mais de 26 mil conseguiram reaver o direito da isenção da taxa.

O ENEM

As inscrições permanecem abertas até o dia 18 de maio. A taxa, para quem não é aluno do terceiro ano da rede pública, é de R$ 82,00 e deve ser paga até o dia 23 de maio.

As provas serão em dois domingos consecutivos, nos dias 4 e 11 de novembro.

O exame tem a seguinte estrutura:

1º Dia (04/11): duração de 05h30min
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol; Artes; Educação Física; Tecnologias da Informação e Comunicação.
– Ciências Humanas e suas Tecnologias: História; Geografia; Filosofia; Sociologia.
– Redação

2º Dia (11/11): duração de 05h
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química; Física; Biologia.
– Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Comece já sua preparação e garanta a vaga na faculdade dos seus sonhos!

Confira todas as informações na » página do concurso! «

» Prepare-se com a Apostila ENEM + Curso Redação e ENEM Online «

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Saiba mais sobre o Edital ENEM 2020

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais