Pesquisar no blog

Concurso ESA 2021: Inscrições não serão mais reabertas!

Iago Almeida

icone calendario 08 jun 2021

Hoje a notícia não é boa, concurseiro! Se você estava esperando a reabertura de inscrições para o concurso ESA 2021 , terá que esperar até o próximo ano para concorrer a uma vaga. Em comunicado oficial, a Escola de Sargento das Armas anunciou o cancelamento da reabertura.

Concurso ESA 2021: reabertura de inscrições é cancelada

A Escola de Sargento das Armas havia anunciado nos últimos meses, que as inscrições para o concurso ESA 2021 seriam reabertas neste dia 07 de junho. O certame está ofertando 1.100 vagas para nível médio.

Entretanto, em comunicado divulgado nesta segunda-feira (07), a escola anunciou o cancelamento da reabertura de inscrições. A informação foi oficializada por meio do Diário Oficial da União .

“O EXÉRCITO BRASILEIRO, por meio do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx), amparado na Lei nº 9.786, de 08 Fevereiro de 1999 – Lei do Ensino no Exército e suas alterações, e da Escola de Sargentos das Armas (ESA), resolve retificar o ATO EDITAL Nº 4/SCA, publicado na Seção 3 do DOU nº 97, de 25 de maio de 2021, em virtude de decisão constante no Agravo de Instrumento nº 1018508-74.2021.4.01.0000, PROCESSO REFERÊNCIA: 1001530-412021.4.01.3809, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que deferiu o pedido de antecipação de tutela recursal, a fim de suspender os efeitos da decisão agravada, mantendo íntegro o edital inicialmente publicado pelo Exército Brasileiro (ATO EDITAL Nº 3/SCA, publicado na Seção 3 do DOU nº 62, de 5 de abril de 2021). Dessa forma, as inscrições não serão reabertas.”

Vale ressaltar que o documento está assinado pelo comandante da instituição, o general Flávio Alvarenga Filho.

Reabertura foi anunciada após ação judicial

A reabertura de inscrições havia sido anunciada após decisão judicial proferida pela Justiça Federal, devido a uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF).

“O Exército Brasileiro é uma instituição pautada no princípio da legalidade. No caso em tela, cabe destacar, dentre outras, a previsão legal constante na Lei nº 13.954, de 16 de dezembro 2019, mais especificamente no Art. 144-A: “Não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para formação ou graduação, constituem condições essenciais para ingresso e permanência nos órgãos de formação ou graduação de oficiais e de praças que os mantenham em regime de internato, de dedicação exclusiva e de disponibilidade permanente peculiar à carreira militar”, afirmou a ESA na época, ao anunciar a reabertura.

“Em relação a quaisquer esclarecimentos solicitados pelo Ministério Público, informamos que estes serão prestados exclusivamente àquele órgão. Cabe destacar que esse é o procedimento que tem pautado a relação de respeito do Exército Brasileiro com as demais instituições da República”, completou.

Cargos e salários do concurso ESA 2021

O concurso ESA traz 1.100 vagas distribuídas entre as seguintes áreas:

  • Geral: 1.000 vagas, sendo 900 para candidatos do sexo masculino e 100 para o sexo feminino – Artilharia, Cavalaria, Comunicações, Infantaria, Intendência, Manutenção de Comunicações, Material Bélico (Manutenção de Armamento, Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Viatura Blindada, Mecânico Operador) e Topografia.
  • Música: 45 vagas – Clarineta em MIB/Clarineta em SIB, Flauta em Dó/ Flautim em Dó, Saxhorne Barítono em SIB/ Saxhorne Baixo em SIB, Saxofone em MIB/Saxofone em SIB, Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda, Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara), Trompa em Fá, Trompete em MIB/SIB – Cornetim em SIB/Flueglhorne em SIB, Tuba em MIB/ Tuba em SIB.
  • Saúde: 55 vagas – Técnico em Enfermagem.

O salário inicial para a carreira é no valor de R$ 3.825,00, para o posto de 3º Sargento. Acrescido dos adicionais militar e de especialização, faz a remuneração final chegar até R$ 5.049,00.

Lembrando que durante o Curso de Formação, o aluno terá direito a ajuda de custo para alimentação, moradia e assistência médica, odontológica e psicológica.

Provas do concurso ESA 2021 estão mantidas para outubro

Segundo o cronograma do concurso ESA, as provas seguem mantidas para a mesma data anunciada inicialmente em edital, dia 3 de outubro.

A primeira etapa, com prova objetiva e de redação, é em caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva, segundo o edital, será dividida em partes, sendo:

  • 1ª parte – Prova de Matemática (14 questões para áreas Geral/Aviação e dez para as áreas Música/Saúde);
  • 2ª parte – Prova de Português (14 e dez questões, respectivamente);
  • 3ª parte – Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
  • 4ª parte – Prova de Inglês (dez questões objetivas para todas as Áreas);
  • 5ª parte – Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
  • 6ª parte – Prova de Português (questão única discursiva/redação).

Para ser aprovado no exame, entretanto, o candidato terá que conseguir obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova.

A única exceção é para a parte de Inglês, em que será preciso alcançar pelo menos 25% de acertos. Já na redação, será necessário alcançar nota igual ou superior a cinco.

As demais etapas de seleção que os inscritos deverão passar, serão:

  • avaliação de títulos;
  • exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música);
  • investigação social;
  • exame de aptidão física preliminar;
  • revisão médica;
  • exame de aptidão física definitivo;
  • comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.
Saiba mais sobre o Concurso ESA 2025: Edital publicado. 1.100 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais