Pesquisar no blog

Concurso Guarda de Manaus AM: Aumento no efetivo é cobrado por deputado!

Iago Almeida

icone calendario 11 jun 2021

O deputado estadual do Amazonas, Álvaro Campelo, cobrou um novo concurso Guarda de Manaus AM (Guarda Municipal de Manaus). A cobrança surgiu durante um discurso realizado na sessão plenária da Assembleia Legislativa, na última terça-feira (08).

Concurso Manaus AM: deputado cobra edital

Durante o discurso, o deputado estadual cobrou um novo edital para o concurso do estado do Amazonas , afirmando que é preciso aumentar o efetivo de guardas na corporação.

Vale ressaltar que, atualmente, a Guarda Municipal de Manaus tem 434 servidores ativos que atuam na capital.

Não podemos esperar que outro acontecimento como este, que ocorreu no último fim de semana, em que patrimônios públicos e privados foram destruídos. A Guarda Municipal faz parte da segurança pública e precisa de investimento e treinamento adequados”, defendeu o deputado.

Além disso, o deputado ainda aproveitou o momento para cobrar outros concursos para a Força de Segurança do Amazonas.

“Tem que haver concurso público para a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, pois o efetivo está defasado há vários anos. É preciso que a atual administração corrija essa distorção”, disse o deputado.

Vale lembrar também que esta não foi a primeira vez em que uma cobrança chegou até a Prefeitura Municipal de Manaus, através de parlamentares.

Ainda em fevereiro deste ano, o vereador Capitão Carpê Andrade solicitou a realização do certame ao prefeito David Almeida, afirmando que há falta de segurança na cidade, assim como a precariedade na estrutura da GM.

“Neste fim de semana, guardas municipais foram torturados, agredidos e esfaqueados por bandidos, violência permitida porque nossa guarda não é armada”, disse o parlamentar nas redes sociais após o discurso na Câmara.

O vereador ainda afirmou que a corporação conta com muitos agentes com mais de 60 anos e que a restruturação da Guarda Municipal é uma promessa de campanha firmada por ele.

“Ou seja, nós temos uma Guarda Municipal abandonada e já com idade avançada, então nós precisamos reoxigenar”, finalizou.

O último concurso Guarda de Manaus foi realizado há nove anos, em 2012. Portanto é possível que um novo certame esteja próximo.

Último concurso Guarda de Manaus AM

Publicado em 2012, o último concurso Guarda de Manaus, no Amazonas , ofertou 293 vagas mais o cadastro de reserva.

Para se inscrever era preciso o nível médio e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).

Já o salário era de R$ 900 na época, mais benefícios, além do vale-transporte. O número deve ser bem maior agora, devido às progressões no salário mínimo nos últimos nove anos sem um novo certame.

A Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) foi escolhida como organizadora do certame, que avaliou os candidatos por meio de quatro etapas, sendo elas:

  • prova objetiva;
  • avaliação médica;
  • exame psicológico; e
  • Teste de Aptidão Física (TAF).

A prova objetiva contou com a aplicação de 60 questões, de Língua Portuguesa (20), Matemática (20) e Atualidades (20). E, para ser aprovado, era preciso que o candidato obtivesse seis pontos ou mais.

Os concurseiros considerados habilitados na primeira etapa foram convocados para o TAF, que contou com:

  • Teste dinâmico de barra – quatro flexões (homem) – sem limite
  • Flexão de braços em seis apoios – 22 flexões (mulher) – 60 segundos
  • Flexão abdominal – 30 flexões (homem) e 24 flexões (mulher) – 60 segundos
  • Corrida 2.400 metros (homem) e 2 mil metros (mulher) – 12 minutos

Vale ressaltar que os aprovados foram convocados ao longo do prazo de validade do concurso, que foi de dois anos, podendo chegar a quatro com a prorrogação.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais