Pesquisar no blog

Jardim Botânico encaminha novo pedido de edital solicitando mais vagas!

Iago Almeida

icone calendario 07 mar 2024

O Instituto Jardim Botânico RJ quer mais vagas em seu edital e enviou uma retificação do seu pedido. O número aumentou para 126 vagas. Falta autorização!

Ainda no fim do primeiro semestre de 2023, o Ministério do Meio Ambiente solicitou a abertura de 103 vagas, em cargos da carreira de Ciência e Tecnologia – C&T

Quer saber mais detalhes do pedido enviado para um novo concurso público? Não perca as informações desta matéria e saiba por onde começar a estudar!

Haverá edital para o Jardim Botânico em 2024?

A intenção do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) é esta. O órgão vem lutando desde 2022 para que o concurso seja publicado.

Mas, até o momento, só consta um pedido enviado. Naquele ano, o pedido foi entregue ao extinto Ministério da Economia, solicitando 103 vagas.

Agora, um novo pedido esteve encaminhado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável por aprovações no Governo Lula.

Mas, a boa notícia é que o pedido aumentou para 126 vagas, entretanto, os cargos não estão revelados. Mais informações podem surgir nas próximas semanas.

O pedido solicita 57 para a Diretoria de Pesquisas e CNCFlora; 8 para a Escola Nacional de Botânica Tropical; 25 para a Diretoria de Operações; 31 para Diretoria de Administração e Finanças; e 5 para o Gabinete da Presidência do JBRJ.

Vale destacar que os pedidos de editais no país podem ser entregues até 31 de maio. Depois, o MGI avaliará quais demandas são prioritárias e quais estarão autorizadas.

Pedido anterior detalhou cargos

No último pedido, enviado em 2022, estavam citados os cargos de Pesquisador, Analista, Tecnologista, Assistente e Técnico. Os salários eram de R$3.866,83 a R$12.634,13.

Na época, ainda, o quadro do órgão estava com 113 servidores efetivos e 102 cargos vagos. As vacâncias aumentaram e por isso o pedido sofreu atualização.

Desde sua criação, o Jardim Botânico do RJ realizou apenas dois concursos públicos: 2002 e 2008. Então, são mais de 15 anos desde o último certame.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

O que estudar para o concurso Jardim Botânico?

Quem quiser iniciar os estudos para o novo concurso do órgão, pode usar o último edital como base para preparação. Lembrando que a confirmação do que cairá na prova só sai no novo edital.

Assim, o último foi em 2008, quando a oferta foi de 18 vagas em cargos de níveis médio, médio/técnico e superior. Uma prova objetiva esteve aplicada a todos os cargos.

Posteriormente, os cargos de nível superior tiveram ainda a prova discursiva, defesa de memorial, avaliação de títulos e oral.

Por fim, a prova objetiva consistiu em 120 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Direito, entre outras.

Além disso, é importante citar que o concurso teve validade de um ano e expirou seu prazo em 2010. Desde então, um novo edital vem sendo aguardado.

Vale destacar que o Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro é uma autarquia, com a finalidade de subsidiar o Ministério do Meio Ambiente, em atividades voltadas à pesquisa, conservação da biodiversidade e preservação do meio ambiente.

Quer saber de mais editais de concursos previstos no Rio de Janeiro? Clique e confira!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais