Pesquisar no blog

Moro indica que concursados substituirão cargos comissionados!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 19 mar 2024

Excelente notícia aos concurseiros! O Juiz Federal Sergio Moro, que recentemente aceitou o convite do Presidente eleito Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça, anunciou no dia 06 de novembro sua intenção de substituir alguns cargos de comissão presentes no Ministério, por cargos efetivos.

O que são os cargos de comissão?

Cargo de comissão é um posto ocupado de forma temporária por alguém que tenha sido indicado e que não pertence diretamente ao quadro de funcionários.

Um cargo comissionado não necessita de aprovação em concursos públicos ou qualquer outra forma de seleção.

Contudo, Sergio Moro afirmou ainda que não descarta a possibilidade de indicar pessoas com quem trabalhou na Operação Lava Jato para os cargos.

“Pretendo chamar ao ministério pessoas absolutamente qualificadas e, sim, nomes que trabalharam na Operação Lava Jato, tanto por terem sido testados por sua eficiência, quanto por sua integridade. As indicações virão a seu tempo”, disse o então Juiz Federal Sergio Moro.

Profissionalização do serviço público civil

Durante o pronunciamento, o futuro ministro falou em uma “progressiva profissionalização do serviço público civil”, sugerindo que cargos comissionados deveriam ser ocupados por meio de concursos.

O juiz federal disse que não dará prioridade ao confronto policial, a não ser em situações extremas, como o enfrentamento de áreas dominadas pelo crime organizado. “O confrontamento pode acontecer, mas ele é sempre indesejável. A boa operação policial é a que ninguém se machuca”, disse.

Moro afirmou que pretende montar uma equipe com pessoas “absolutamente qualificadas” para trabalhar no Ministério. Portanto, em 2019 é grande a possibilidade de abertura de novos concursos públicos para o Ministério da Justiça.

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais