O novo concurso Polícia Penal RS contará com mais de 3 mil vagas! A confirmação do quantitativo de vagas foi divulgada pelo secretário de Sistema Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, na última segunda-feira, 10 de fevereiro, por meio de publicação nas redes sociais.
Na ocasião, o secretário reforçou que o certame já está autorizado e que o edital deve avançar nos próximos meses:
“Seguimos avançando com transparência e responsabilidade! Está autorizado e aprovado o novo concurso da Polícia Penal para este ano. Em breve, teremos novidades sobre o edital. Mais servidores, Polícia Penal mais forte!”, informou.
O novo concurso Polícia Penal RS terá uma oferta expressiva de vagas e já se destaca como um dos editais mais aguardados da área de segurança pública no estado.
Confira o anúncio:

Atualmente, a seleção já conta com comissão organizadora, formada no início deste mês. Agora, a expectativa recai sobre os próximos trâmites, como a definição da banca, assinatura do contrato e divulgação do cronograma oficial.
O novo concurso Polícia Penal RS foi anunciado inicialmente em janeiro e se tornou viável após a sanção da Lei Complementar nº 16.449/2025, que criou o novo Estatuto da Polícia Penal, em dezembro de 2025.
A legislação trouxe uma ampliação significativa do quadro funcional, com a criação de 6.938 cargos de policiais penais, além de 50 vagas para técnicos administrativos.
Com isso, somando todas as carreiras, a Polícia Penal do Rio Grande do Sul poderá chegar a um total de 14.455 cargos, que deverão ser preenchidos gradualmente ao longo dos próximos anos por meio de concursos públicos.
Novo concurso Polícia Penal RS: Reforço do efetivo
A Polícia Penal do Rio Grande do Sul não contará apenas com uma nova seleção para reforçar o efetivo. O estado também seguirá com o ingresso de aprovados do último concurso Polícia Penal RS, realizado em 2022.
De acordo com informações divulgadas pelo secretário do Sistema Penal e Socioeducativo, cerca de 3 mil candidatos já foram nomeados, enquanto outros mil aprovados tiveram o resultado final confirmado no fim de janeiro.
Com a soma das nomeações em andamento e a previsão do novo edital, o Rio Grande do Sul deverá alcançar mais de 7 mil servidores da Polícia Penal incorporados ao sistema de segurança pública, fortalecendo significativamente o quadro funcional da corporação.
Para conferir todos os detalhes sobre o novo concurso Polícia Penal RS, acesse o nosso guia completo e continue acompanhando as atualizações em nosso blog. Até a próxima!